Ônibus vira sala de leitura

Leitura em ônibus em Santarém

Acadêmicos da Ulbra/Santarém colocaram em prática, no último final de samana, um projeto bem interessante: Leitura nos ônibus.

A idéia é incentivar o hábito de leitura. Para isso, os alunos distribuíram textos de variados estilos aos passageiros.

"Pretendemos criar novos espaços de leitura. A idéia geral é oferecer aos usuários dos ônibus momentos agradáveis de lazer e de informação, motivando-os a procurar outras formas de leitura”, explica a professora Lucivânia Carvalho, coordenadora do projeto.

Os passageiros das linhas da empresa Transazevedo foram os primeiros contemplados. Nos próximos dois finais de semana, a dose se repetirá.

Piadas

A iniciativa, que já é realizada em outras cidades brasileiras, conta com 60 voluntários dos cursos de Letras, Educação Física, Engenharia Civil, Serviço Social, Direito e História.

Crônicas, artigos pequenos, contos de fadas, piadas são alguns dos gêneros dos textos distribuídos pelos acadêmicos.

“Eu avalio o projeto como algo extremamente positivo. Vejo como nossa pequena parcela de contribuição no sentido de democratizar a leitura, uma vez que a dificuldade de acesso à leitura impede a formulação e implementação de políticas culturais”, afirma Lucivânia, mestre em Lingüística.

Comentários

Anônimo disse…
Jeso, pensei em copiar um modelo de biblioteca de São Paulo, onde as pessoas deixam seus livros em um ponto qualquer (banca de revistas, restaurante...) e quem quizer pode levar pra ler, anotando seu nome e endereço num fichário e devolvendo no prazo de 30 dias, de preferência acompanhado de um outro livro seu. Assim trabalharíamos o gosto pela leitura e o caráter, o compromisso de se devolver o livroro "emprestado". Mas, também acho que poderíamos, com o apoio do blog, criar um sistema de empréstimo ou troca de livros, como era feito nos vesperais do Cine Olímpia. Os meus livros estão sempre ao alcance de todos, especialmente dos amigos.
Anderson Dezincourt
Anônimo disse…
Um bom médico oftalmologista não recomenda a leitura em ônibus em movimento.
Milton Mauer
Anônimo disse…
Uma iniciativa maravilhosa, louvável.
Precisamos disso: de leitura diária, descompromissada, lúdica, inconseqüente.
O Projeto deve ser estendido para outros espaços (gostei da idéia de deixar o livro no bando da Praça).
Ler é bom de qualquer jeito, em qualquer lugar, qualquer coisa.
PAULO HENRIQUE disse…
Valeu,
São ações como esta e que nos fazem ver a grandeza dos universitários de nossa cidade e suas instituições.
Anônimo disse…
A título de esclarecimento, vale frisar que existem estudos que comprovam que a leitura no ônibus não faz mal, apenas podem ocorrer irritações ou embaçamento visual em algumas pessoas. Aquilo que nossos avós nos diziam de que não se podia ler no ônibus para não prejudicar a vista não passava de mito.