Anatomia da corrupção

Depois de décadas de silêncio cúmplice e misterioso, de repente através dos noticiários, a corrupção invadiu os nossos lares. Desde a descoberta do caixa 2 petista (igualzinho a de todos os outros partidos) a mídia finalmente descobriu que no Brasil existia corrupção, alias chegou ate a afirmar que no País nunca houve tanta e sistêmica corrupção.

É fato, que o uso histérico do fenômeno da corrupção foi sabiamente usado pela mídia partidarizada para justificar os ataques golpistas ao presidente Lula, porém a orquestração política e instrumental de casos de corrupção não pode esconder que estamos falando de um problema sistêmico. Qualquer pessoa sabe que a corrupção não é, e nunca foi um fenômeno meramente político. Ela é um fenômeno social, e como tal praticada pelo ser humano. (...)

Trecho do novo artigo do sociólogo e santareno naturalizado Tiberio Alloggio.

[Clique aqui]. para lê-lo na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
É impressionante como essa turma do PT acha que todo mundo é idiota.

O que impressiona é que a vontade de proteger uma agremiação partidária sobrepõe-se a todo e qualquer bom senso que possa existir. Tal qual FHC disse, o PT e sua turma decidiu pedir para "esquecer" tudo que antes foi dito pra não entrar em contradição com a "nova ordem".
Este artigo do sr. Tibério expõe a tradicional tentativa dos tiranos de tornar trivial e "natural" arbitrariedades que seus correligionários praticam. Senão, vejamos:

Os nazistas afirmavam que matar judeus, negros, ciganos e outras etnias "inferiores" era necessário pois era parte da natureza eliminar os "mais fracos", logo, as pessoas não precisam se preocupar com a imoralidade dos seus atos pois, afinal de contas, estão fazendo algo de natural e necessário.

Os judeus que depois de tantas perseguições e de tantas lutas e críticas contra os modelos repressivos e autoritários agora acham "natural" expulsar, torturar e massacrar o povo palestino pois estão praticando o seu direito de defesa "natural", logo, as pessoas não precisam se preocupar com a imoralidade dos seus atos pois, afinal de contas, estão fazendo algo de natural e necessário.

O PT sempre foi perseguido por corruptores. O partido sempre criticou a corrupção e a luta contra ela sempre foi a sua principal banderia, uma vez que os que faziam parte de seu partido eram pessoas diferentes, especiais, diferentes dos "fracos" e "inferiores" da direita inculta e raivosa. Pois bem senhores, não há com o que se preocupar, Corrupção é algo normal, acontece com todo mundo, até em gorjetas para garçons (segundo Tibério), logo, as pessoas não precisam se preocupar com a imoralidade dos seus atos pois, afinal de contas, estão fazendo algo de natural e necessário.

Parabéns Tibério, voce descobriu que a corrupção é algo natural, que acontece com todo mundo e que não precisamos nos preocupar, nos escandalizar nem achar imoral os atos de corrupção dos outros e muito menos dos seus!

BRILHANTE!



Eleutério
Anônimo disse…
Esse Eleutério, no seu comentário dá a entender que nem leu o artigo.
Parece que leu só o nome do autor e logo foi descendo o pau no tiberio alloggio e os petistas.
BRILHANTE!
Anônimo disse…
Faltaram argumentos pra contra-argumentar o Eleutério e Tibério acha que ELE está sendo criticado.
O mais patético é ver gente que se acha "culta" só quando interessa.
Quem parece que não leu foi voce. O comentário é sobre o que foi escrito e não sobre quem escreveu.
Rebata se tiver capacidade. Só não vale copiar da Caros Amigos nem Carta Capital.