Política, caráter e independência

por José Ronaldo Dias Campos (*)


A resistência pela efetiva participação na política partidária, por mim confessada, justifica-se mais ainda pelos últimos acontecimentos.

Bastou a menção do meu nome como possível candidato às eleições que se avizinham – não sei de onde partiu essa informação – para que maledicentes, no anonimato, começassem a destilar seu veneno.

Na política é assim: todos comentam, criticam, mostram-se céticos com relação aos propósitos alardeados pelos candidatos, mas acabam votando, nos piores por sinal, geralmente os eleitos, talvez por falta de opção (toda regra comporta exceção).

Como esclareci ao amigo Jeso, neste blog dias atrás: “Confesso que sempre resisti aos apelos formulados para me candidatar a cargos eletivos; que não estou atrás de partido para lançar meu nome com tal desiderato, ainda porque já possuo filiação partidária; que recusei a Procuradoria Geral do Município em razão da incompatibilidade com a advocacia, ministério que exerço com paixão; contudo, não chegaria ao extremo de me declarar, peremptoriamente, desinteressado, pois adoro minha terra” (textuais).

Minha independência, construída ao longo desses anos, não tem preço, de maneira que não serviria, jamais, em momento algum, de instrumento nas mãos de quem quer que seja, por capricho, dinheiro ou interesses escusos. Meus propósitos, meu caráter, a confiança dos amigos, o amor à milha família e a esta terra não permitem.

O post “Realidade e Utopia”, veiculado neste blog há alguns dias, descreve com clareza o que penso, em termos de política, para o bem de Santarém.

Ademais, estou muito bem, feliz comigo mesmo, com tudo que fiz e permaneço realizando como advogado, membro da OAB e professor universitário, de maneira que não preciso de mandato para exercer ativamente a cidadania.

Sem mais.

--------------------------

* Santareno, é advogado, ex-presidente da OAB/Santarém, conselheiro federal e estadual, professor efetivo da UFPA e mestre em Direito.

Comentários

Anônimo disse…
O Dr. Zé Ronaldo, é um quadro politico de grande potencial. Temos todo o respeito por ele. Mesmo sabendo da sua resistência não existe articulação responsável para o proxímo pleito eleitoral, onde não se pense, no mínimo, o Zé como Vice - Prefeito. O futuro a Deus pertence.
Osmando Figueiredo.
Anônimo disse…
Sempre que vejo algum texto deste ilustre cidadão aqui no blog, trato de ler, porque sei que ele escreve com coerência. Aprendi a respeitá-lo e sinto que tenho da parte dele o mesmo tratamento.
Infelizmente, esses venenos são destilados contra todos os que se mostram com vontade e capacidade de fazer diferente,e terminam por provocar um afastamento dos que poderiam de fato contribuir com mudanças qualitativas.
Sua opção em não disputar cargos eletivos é sensata, mas ela não exclui uma participação ainda mais efetiva do que já faz como cidadão.
De qualquer forma, mais uma vez o parabenizo pela reflexão. Até porque em alguns momentos tenho experimentado o mesmo sentimento. Recentemente, escrevi alguns comentários sobre o curso de pedagogia, e logo recebi algumas doses de veneno. Mas quando construimos uma trajetória sólida, tanto no plano pessoal, quanto profissional, suportamos e continuamos vivos, até mais fortalecidos. É assim que me sinto. É assim que acredito que estejas, apesar das malidicências dos anônimos.
Meu amigo, bom mesmo é poder tomar uma cervejinha em qualquer boteco, e ser convidado para solenidades importantes, não por causa de busca de votos, mas por ser aceito e bem-quisto nestes ambientes tão diferenciados, mas igualmente formados de pessoas que merecem respeito de dignidade.
Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares
Anônimo disse…
José Ronaldo, homem rigorasamente de bem, de admirável caráter e simpatia, de acurada visão dos problemas da sua terra e que não esconde por ela os seus elevados e nobres sentimentos de afeição, é um quadro do qual o mundo político santareno não pode presscindir. Gostaria muito de vê-lo no exercício de um mandato eletivo contruindo com a sua inteligência, sensibilidade e descência para o progresso de nossa terra.Tenho ainda esperança que o honrado mestre tome a decisão que os seus numerosos admiradores esperam: a de participar ativamente do pleito eleitoral.