Naturalmente bela, belíssima

por José Ronaldo Dias Campos (*)


Santarém é uma cidade naturalmente bela, belíssima; nós, seus filhos, é que a enfeiamos. E assim procedemos, exemplificativamente, quando não cuidamos da frente de nossas casas, quando adiantamos a cerca ou o murro de nossas propriedades, desalinhando as ruas, as calçadas, para esbulhar míseros centímetros do insipiente poder público; bem quando permitimos - o que é mais grave – através do voto irresponsável, a eleição de políticos desinteressados, medíocres e até mesmo corruptos.

Já o município, que não faz cumprir a norma de regência que ele próprio editou (como a de postura), também não cuida sistematicamente da urbanização, não reserva espaços físicos para adequadas edificações de instrumentos sociais, não promove nem incentiva a ordenada arborização da cidade, enfim, deixa simplesmente acontecer para ver como vai ficar.

Antigamente, mesmo sob o regime militar, sem qualquer saudosismo à época, pensava-se o presente com lente mais futurista, basta lembrarmos as galerias pluviais, as casas de bomba de tratamento d’água ao longo do cais de arrimo (todas demolidas), o Porto local, o próprio Tropical Hotel, a Tecejuta etc.

Hodiernamente, asfaltam-se ruas sem o necessário serviço de drenagem (saneamento básico), lança-se água de esgoto, sem qualquer tratamento, no leito dos rios; tolera-se o assoreamento de igarapés; o lixo é despejado em lugar impróprio; portos fluviais improvisados são construídos, ao arrepio da lei, destruindo nossas praias; e por aí afora. Para quem reclamar?!

Só repensando nossas ações, por meio do exercício ativo da cidadania, é que podemos mudar esse contexto, para não chorarmos mais tarde sobre o leite derramado. Afinal, crescimento não é desenvolvimento.

---------------------------

* Santareno, é advogado e ex-presidente da OAB/Santarém.

Comentários

Anônimo disse…
Grande José Ronaldo. Grande advogado, grande amigo, grande cidadão e quem sabe, grande candidato.
Anônimo disse…
O ZÉ TÁ CERTO. CERTINHO!
QUE TAL PENSARMOS NESTA PROPOSTA.
CHAGUINHA
Anônimo disse…
Taí Eduardo, eu voto no Zé Ronaldo, so precisamos achar ou fundar um partido decente pra ele.

Santareno adotivo
Anônimo disse…
"Minha liberdade termina onde minha ação pode prejudicar o bem-estar comum ou coletivo" (pólis). Esse princípio faz-se muito necessário em nossa Santarém.
Milton Mauer
Anônimo disse…
Fazemos coro a sua voz.Congratulacoes pelo excelente e oportuno escrito.
Anônimo disse…
Gente como o Dr. José Ronaldo, precisa frequentar mais esse blog, alias,como disse um amigo meu, nosso blog.

Nazareno LIma
Anônimo disse…
Dr. José Ronaldo é profissional de sapiência especial. Um exemplo de farta cultura e grande humildade. Sempre merecedor de homenagens...
Anônimo disse…
Parabéns Doutor, Santarém esta precisando de pessoas como você, para melhor ainda mais. Eu também voto!