Plantio de cana na Amazônia será proibido pelo governo, diz ministro

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou ontem, 17, que será proibido o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia e no Pantanal.

A medida já consta do novo zoneamento agrícola - que ficará pronto dentro de um ano e estabelecerá, entre outras coisas, regras para instalação de usinas e a exploração da cana no Brasil.

O anúncio ocorre no momento em que a explosão do etanol e outros biocombustíveis vem acompanhada de críticas socioambientais dos países ricos e do cartel do petróleo.

O mapeamento trará ainda incentivos fiscais para os produtores que derem preferência ao plantio de cana-de-açúcar em áreas de pastagem degradadas.

Decisão

Em toda a cadeia de produção, do plantio até a comercialização do mercado externo, também será exigido o certificado socioambiental (o "social" deve-se às condições de trabalho na lavoura, especialmente).

- Vamos proibir qualquer possibilidade de plantação de cana na Amazônia e no Pantanal. Essa é uma decisão de governo - disse Stephanes.

Fonte: Globo Online

Comentários

Os dois ministros gaúchos estão tão preocupados em puxar o saco dos paulistas e tolher o desenvolvimento da Amazônia que repetem todos os dias na imprensa que será proibido plantar as duas culturas mais rentáveis do país na atualidade, a cana-de-açucar e a soja.

O mais grave é que ficam dando justificativas ridículas que são os estrangeiros que não querem.

Mal sabem eles que estão prejudicando os próprios gaúchos que vieram para a Amazônia em massa nos anos 80 e são os maiores plantadores de soja da região.

Além de míopes e regionalistas doentios, não sabem absolutamente nada, nem de energia, nem de agricultura.

O grande potencial energético do mundo em termos de energia está na floresta e nas árvores que produzem etanol de celulose com o triplo da produção da cana.

Fico só imaginando quando os produtores da região norte começarem a produzir álcool da floresta, quais vão ser as desculpas esfarrapadas que eles vão dá proibindo a Amazônia de plantar árvores.

O pior é que os papagaios amazônicos repetem a mesma cantilena da lavagem cerebral dos nossos algozes.

Lamentável!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Chora Nuranda Limoeiro, chora.
E engole!
Pensei que a Amazönia estivesse cheia de piranhas.Mas, o peixe que está em alta e tem aqui em grande quantidade sáo as traíras.Particularmente, acho que essa invasão de traíras está vindo de fora e são espécies exóticas.
Anônimo disse…
Não sei quem é mais papagaio nessa história. Os ministros, o povo amazônico ou o tal roberto limeira, que vive reclamando da vida. Se aqui não está bom, bem que ele poderia pegar uma bajara e sair por aí, dando uma de cupim em outras áreas.
Anônimo disse…
É o Nuranda em fase etílica. Pegou um porre gaúcho de etanol.
Anônimo disse…
Quer dizer que na Amazônia não podemos ter industrias?

E o disse o nosso DEM Dep. Federal Lira Maia?
Anônimo disse…
Quer dizer que na Amazõnia não podemos ter industrias?

E o que disse o nosso DEM Dep. Federal Sr. dos Aneis Lira Maia?
Anônimo disse…
Antes de sair numa bajara,Roberto, temos que livrar os nossos rios e a nossa região dessa terrível praga de traíras, da espécie "Zé Rainho". Elas são facilmente reconhecíveis, pois são da cor verde Mussolini e são espécies exóticas que vieram para a Amazônia para alimentar os acampamentos do MST.Detestam capitalistas ou qualquer tipo de progresso.Não podem ver uma repartição federal que sentem uma atração quase fatal de invadir.
Aos caracinídeos que desejam a minha saída da Amazônia, gostaria de pedir que eles dessem um lida no artigo "Usaid planeja a ocupação da Amazônia" do jornalista Lorenzo Carrasco.

Também podem pesquisar na Internet sobre as conclusões do seminário "Forças Armadas na defesa da Amazônia" onde vários generais do exército alertam para a guerra de quarta geração G4G contra a soberania do Brasil e o Consórcio de Ongs financiadas pela Cia.

Também podem ouvir sobre os desmentidos categóricos de inúmeros cientistas sobre a mentira do aquecimento global, que nao passa de propaganda político-ideológica dos querem invadir a Amazônia.

Há um resumo de todo esse assunto no Blog Pelos Corredores do Planalto do André Val-Murtran.

Nossa sugestão é que o Jeso reproduza essa matéria no seu Blog que é de fundamental importância para reforçar o movimento pela criação dos Estados de Tapajós e Carajá
Anônimo disse…
Isso mesmo. O aquecimento global é lorota dos que querem invadir a Amazônia!

A Usaid planeja a ocupação da Amazônia!

ONGs são fachadas do capital internacional!

Mapa do Brasil é distribuído sem a amazônia em livro didático nos Estados Unidos.

Bush visitou Santarém em sigilo para apoiar o Greenpeace.

Lobo mal virou gay e não quer mais comer a chapeuzinho vermelho.

Tenha a santa paciência! Esse pessoal que fica lendo essas fraudes jornalísticas deveriam voltar a infância e ler outros contos da literatura infantil que ocupariam melhor seu tempo.