Prefeita inaugura viaduto hoje

A prefeita Maria do Carmo (PT) encerra hoje, com a inauguração do viaduto (anel viário) e a duplicação de parte da rodovia Fernando Guilhon, as comemorações dos 346 anos de Santarém.

O viaduto terá o nome de Gerardo Monteiro, mestre de obras que por 24 anos residiu na cidade, e que trabalhou na gestão do ex-prefeito Everaldo Martins, pai da prefeita. Gerardo morreu em 1967.

A inauguração está marcada para as 18h. O cantor Pinduca fará um show na ocasião.

Com informações da Prefeitura de Santarém

Comentários

Anônimo disse…
Novamente a turma do Cipoal, fez baderna. Vaia..palavras de baixo calão.. Total falta de respeito a nossa maior autoridade do municipio. Ex prefeito Lira Maia, vá legislar, vc foi eleito prá ficar lá em Brasilia. Vc tá com saudade do osso carnudo? O salário de deputado não é o sufuciente?
Vc foi foi um péssimo prefeito, suas obras são quinta categoria. Vc não tem estilo. Eu não voto mais em você. Vc quer voltar pra complementar ainda mais sua fortuna? Peço a todos que lêem esta mensagem, por amor a Santarém não votêm mais em politicos que fazem o tipo populista feito Lira Maia
Anônimo disse…
Eu não voto nunca mais no pt. Voto em qualquer cachorro pirento para tirar o pt do poder e se o pt ganhar eu me mudarei de Santarém. Vamos deixar essa discussão pra mais tarde o que quero saber realmente é de que buraco os martins retiraram o ilustre Gerardo Monteiro? Pelo amor de Deus, o Engenheiro Alcir Queiroz morreu a pouco tempo e sequer lembraram dele. Entretanto, nem bem a Vera Pereira bateu as botas e logo a maria emplacou um passeio e lançou lágrimas de crocodilo. Foi horrível, horroroso...
Gerardo "Von" disse…
A falta de memória é um problema sério e histórico no Brasil. Nós brasileiros não sabemos mesmo dar valor aos que dedicam sua vida pelo bem comum de uma coletividade. Gostaria de lembrar ao anônimo que escreveu para esta coluna querendo saber quem foi e de onde os Martins haviam tirado o tal mestre que emprestou seu nome ao viaduto do anel viário, que foi um grande mestre de obra, nascido no interior do Ceará em 31 de janeiro de 1923, chegou a Santarém em 1943 com 20 anos para trabalhar como agente de combate a malária, pelo ministério da saúde. Depois trabalhou na Secretaría
Estadual de Saúde Pública (SESP) na função de mestre de obra. Assumiu posteriormente a chefia da Secretaría de Agua e Esgoto (SAE). No primeiro mandanto do Dr. Everaldo Martins como prefeito, Gerardo Monteiro começou a trabalhar nas construções que a prefeitura executava na cidade e nas colônias. Entre as obras por ele realizadas, destacam-se:
1) construção da avenida Barão do Rio Branco;
2) construção da avenida Mendonça Furtado;
3) construção da rua 24 de outubro;
4) construção do Mercado Modêlo;
5) construção do antigo cais de arrimo em frente a prefeitura velha (recentemente reformado);
6) realizou serviços de esgoto e saneamento básico em diversas ruas de Santarém;
7) construiu diversas pontes de madeira em várias colônias;
8) revitalizou a capela do cemitério dos mátires;
9) construiu diversas caixas de água em vários municípios do interior do Pará, dentre elas as de Bragança e Salinas;
10) Trabalhou também em Guajará Mirim, na fronteira do Brasil com a bolívia.
Casou-se com Irene Wanghon com que teve nove filhos. Faleceu em 03 de janeiro de 1967 com apenas 44 anos e quando ainda muito poderia contribuir para o progresso de Santarém.
Um povo sem memória é um povo pobre de futuro. Ser lembrado pelos seus feitos após 40 anos de sua morte é uma atitude que deve ser louvado e seguida por outras autoridades que realmente queiram fazer justiça a quem dedicou-se pelas causas públicas.
Agora já sabemos quem foi Gerardo Monteiro.
Que Deus proteja a todos nós.