Poder de fato e de direito

(...) Quotidianamente Jornais, Revistas, Rádios e TVs extrapolam seu papel para tentar eleger seus governantes e quando não conseguem, passam o tempo todo ditando aos nossos governantes o que eles devem fazer e quais políticas devem adotar. Indo muito além das atribuições de bem informar a população. (...)

(...) A nossa mídia local também não foge da regra. Embora não tenha sido eleita, pretende representar a posição da maioria da sociedade. Desde a derrota eleitoral de seus representantes em 2004, programas de rádio e TVs assumiram “de fato” o governo municipal, despachando suas pautas em diferentes programas.

A emissora Ponta Negra resolveu ate empossar um “prefeito de fato”, um apresentador que (entre o roubo de uma geladeira e uma propaganda de bolacha) dita o que os administradores legítimos devem ou não devem fazer. (...)

Trechos do novo artigo de Tibério Alloggio, sociólogo e articulista deste blog.

[Clique aqui], para lê-lo. Não deixe de comentar.

Comentários

Anônimo disse…
Artigo lúcido e direto ao ponto. É um diálogo que devemos propor, sempre, não obstante a resistência dos que consideram essa mesma mídia "acima do bem e do mal".

Falar em "democratizar a informação", caríssimo, provoca urticárias nos setores mais retrógrados da sociedade - e de alguns "anônimos" do blog. Para eles, a liberdade de imprensa é uma muleta ideológica usada sempre em benefício próprio, nunca no sentido de tratar a informação como bem público. E o interesse público? Bem, se coincidir com a visão do barões, tudo bem. Caso contrário, eles jogam e "editam", escancaradamente atropelando a verdade factual.

O protagonismo antidemocrático está n'alma do modelo midiático brasileiro, de Santarém a São Paulo (SP).

É, mestre Tibério, nossa sina parece que é nadar contra a correnteza das idéias hegemônicas, muitas vezes produzidas e amplificadas por esse sistema midiático autoritário e altamente concentrada em poucas mãos. Travemos o bom e democrático combate, no campo das idéias.

Abraços fraternos,

Samuca
Anônimo disse…
Tibério e Samuca, porque voces não comentam sobre o papel da Gazeta de Santarém, por exemplo, no processo de "cobertura" dos acontecimentos municipais?
A mídia só é golpista, autoritária e atropela a verdade factual quando critica a esquerda?
Onde está o bem público quando se age como um folhetim ou anúncio publicitário de um governo?
Quando é de esquerda é liberdade de expressão, quando é de direita é golpismo e muleta ideológica...
Quanto a prefeitura paga por mês para as TV´s? Em especial a Globo...Porque não abrem o jogo? Porque não divulgam números? Neste caso, não temos muletas e sim cadeiras de rodas ideológicas pagas pelo povão a serviço da nobre e sincera causa da esquerda.

R5
Anônimo disse…
Está aí bem explicado! O R5 critica, grita, experneia porque a prefeitura não paga nada pra eles. egundo eles, a prefeitura só paga para a Globo. E o Gazeta, se é folhetim da prefeitura... deve ser por causa dos anúncios publicados?
Foi difirente em outras gestões? Foi! Por que na outra gestão o prefeito fazia questão de jogar o jogo sujo das emissoras e pagar para todas, calando a boca deles.

Acho que a imprensa de Santarém Tibério, em grande parte, não está qualificada nem mesmo para merecer este tipo de debate, porque aqui o negócio é mais avacalhado do que se pensa!