PF prende quadrilha "ambiental"

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 29, a operação Ouro Verde II, para prender uma quadrilha envolvida na falsificação de licenças ambientais. A ação acontece em Belém e mais dez cidades do interior do estado do Pará, além de dois municípios no interior do Maranhão.

Cerca de 140 Policiais Federais do Pará, de Rondônia e do Maranhão estão cumprindo 34 mandados de busca e apreensão, 24 mandados de prisão temporária, e 6 mandados de prisão preventiva.

As investigações policiais, iniciadas há seis meses pela Delegacia de Combate aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Superintendência da Polícia Federal no Pará, apontam que os envolvidos teriam praticado vários crimes contra o meio ambiente.

O grupo estaria envolvido ainda em delitos como corrupção ativa, corrupção passiva, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e violação de sigilo funcional, dentre outros.

Esquentar madeira

As fraudes realizadas pelo grupo se davam de duas formas: uma era a inserção fraudulenta de créditos no sistema informatizado que permite a impressão dos Documentos de Origem Florestal – as DOF´s .

A outra era a impressão de grande número de DOF´s, onde constavam quantidades absurdas de madeiras e carvão a serem transportadas e/ou estocadas. Com isso, a quadrilha conseguia “esquentar a madeira” ou “lavar a madeira”.

[Clique aqui], para ler mais.

Fonte: PF

Comentários