Lampião, Lula e a tocha do Pan

Fica cada vez mais difícil acreditar que vai melhorar. Todos os dias recebo notíciais que apenas me fazem concluir que as coisas estão cada vez piores e com perspectivas de piorar mais ainda.

Saiu em todos jornais e noticiosos esportivos ou não:
Bisneta de Lampião carrega tocha do Pan.

Não conheço a moça, sei apenas que se chama Luana Ferreira tem 18 anos e estuda psicologia em São Paulo onde mora, sei também que toda família de Lampião compareceu ao evento na cidade de Canindé de S. Francisco (SE).

Espero que apesar de não ter sido destacado em nenhum lugar por onde procurei, essa moça tenha méritos para receber essa homenagem, pois se foi apenas por ser descendente de Lampião a coisa toma ares tenebrosos, assustadores e talvez até apocalípticos. (...)

Trecho do artigo Como acreditar de Grazziano Guarany, consultor de informática, que o blog acaba de disponibilizar aos seus leitores.

[Clique aqui], para ler. Não deixe de comentar.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Graziano GUARANY,

Temos que acreditar, pelos nossos filhos, pelo nossos netos que virão por ahi, precisamos acreditar.Nao desista, continue externando sua indignção.

Um forte abraço,

Sebastião Rodrigues
Anônimo disse…
Vou tentar um comentário telegráfico/psicológico, pois seu texto me chamou à mente os do Diogo Mainardi, ou seja, o Brasil não teria jeito por causas genéticas.
1) Todas as famílias no Brasil (e no mundo) são compostas por bons e maus elementos, desde os nossos ancestrais. Temos alguma culpa nisso? Acredito que não.
2) Todos os paises do Mundo, principalmente os mais desenvolvidos, passaram coisas bem piores que o Brasil (é só ler a historia dos Estados Unidos, da França, etc..)
3) Rio de Janeiro no Ranking da Violência no Brasil aparece só em 5º Lugar, atrás de cidade (importantes) que não tem nenhum respaldo na mídia e nos jornalões.
4) O Brasil não é pior de outros paises (desenvolvidos) em taxas de violência. Porque não deveria hospedar eventos internacionais?
5) Quando se combate a corrupção é que ela aparece. Não adianta esconder o lixo embaixo do tapete e fingir que está tudo bem.
6) Existe um lobby que adora pintar o Brasil como uma terra sem esperança, ou um País de burros.
7) Há uma turma por aí que quer vender o Vavá como um lobista do Presidente (nas escutas telefônicas aparece o incrível pedido de 2mil reais) dá para acreditar nisso? Ou melhor, acreditar que o Vavá é um ingênuo (para usar o termo que o presidente usou), mas que com certeza queria ter usado um termo bem pior?
É a mesma turma (midiatica) que em época de campanha dava respaldo ao Vavá só porque declarava que não ia votar em Lula.
É a mesma turma que enquanto o Brasil melhora (leias os números) continua pintando um quadro oposto, ou seja, o Brasil piora, o Brasil não tem jeito.

Enfim, otimismo ou pessimismo depende muito do ponto de observação, ou do estado material e espiritual que o sujeito está vivendo. Como está o seu?

Tibério Alloggio
Anônimo disse…
Sugiro ao sr. Gurarany que inclua, na lista para carregar a tocha, um descendente seu. Afinal, por que se poupar de merecimento que parece lhe caber tão bem? Juntar o nome de um seu a heteredoxa lista de nomes que fornece, é o mínimo que se pode esperar de alguém, que, arvorando-se de juiz alheio, não atenta para a gravidade das ações daqueles que comete: sim, porque se recusar a analisar as "questões psicológicas ou sociais", e, ao mesmo tempo se achar capaz de falar do "lado humano", é, para quem tem um mínimo de honestidade intelectual, também crime. Se merece castigo? Consulte Dostoievski, em Crime e Castigo, e nos diga! É um bom começo.
Abgail Lips
Anônimo disse…
Impressionante como um sujeito que jura de pé junto que não faz parte de um partido político (PT) pode defender de forma tão exacerbada e escandalosa este partido.
Seria mais interessante e justo com a inteligência alheia se o Tibério abrisse o jogo e dissesse de uma vez por todas que é sim do PT ou que está aqui somente pra defender o PT e não o socialismo como disse outra vez.

O mais estranho disso tudo, e não podemos desconsiderar a capacidade de fazerem isso, é que ao jogar na mídia o fato de que a bisneta de um criminoso não pode ser incriminada, o irmão de outro criminoso também não pode...
Não duvido que tenham pensado nisso pelos próprios comentários pré aquecidos de Tibério que vieram sabe-se lá de onde.

Ao meu ver o texto somente se refere à capacidade de homenagear, via parentes, uma figura histórica nacional que a história mostra como um grande criminoso. Se o fato aconteceu por acaso, por um sorteio ou coisa parecida, tudo bem, ninguém pode ser penalizado (exceto na coréia do Norte) pelos atos de seus parentes seja lá de que geração forem.

Mas se a moça foi escolhida, propositalmnte, por ser bisneta de um criminoso, certamente é preciso rever que tipo de homenagem e ou simbolismo há por trás disso.
Gostaria de saber do sr. Tibério, que tanto evoca exemplos internacionais pra justificar fechamentos de TV´s ou casos parecidos, que interpretação o povo da sua Itália faria se o bisneto de Mussolini ou de um grande mafioso fosse escolhido propositadamente para representar o povo daquele país?
Ou o bisneto de Jack o Estripador na inglaterra.
Ou o neto de qualquer serial killer famoso nos EUA.

Só isso.


Teodorico Neves
Anônimo disse…
Segundo a sua teoria Sr Guarany, seus filhos e netos não vão melhorar em nada a partir da sua atual geração. Neste caso, eles continuariam pensando como você. E assim, o Brasil vai se tornando cada vez mais o país que não acredita em si mesmo.

Por favor, as novas gerações já vão pagar um preço muito alto pelas besteiras que a nossa geração está fazendo. Mas não vamos condená-los por antecipação.
Jota Ninos disse…
Acho a preocupação de Guarany interessante, entretanto, acredito que o exemplo utilizado para externar essa preocupação seja questionável.

Sabemos que a história é sempre contada pelo prisma dos vencedores e este é o caso de Lampião. Pelo que já li sobre ele, creio que foi mais que um bandido, foi um justiceiro cuja saga se originou com o desmando de algumas oligarquias do sertão e surgiu no contexto de um nordeste em que a lei só beneficiava os mais fortes. Impôs respeito ao ponto de atrair apoio de alguns coronéis e até do Governo, quando foi chamado para combater a Coluna Prestes (do líder comunista Luis Carlos Prestes, o que significa que Lampião não tinha uma ideologia bem definida, era apenas contra ao que no momento acreditava estar errado). Pode-se até ser contra os métodos violentos utilizados por ele, mas naquele contexto estes ganham outro significado.

Não quero entrar em discussões ideológicas sobre quem tem ou não culpa pela atual situação do país. Mas o fato de uma suposta bisneta de Lampião carregar uma tocha olímpica não significa para mim que "as coisas estão cada vez piores e com perspectivas de piorar mais ainda", como diz Guarany. Existem outras coisas que podem comprovar isso. Lampião, bem ou mal, é um símbolo da cultura nacional e talvez por isso foi lembrado nessa homenagem. Nada a ver com um traficante como Fernandinho Beira-mar e outros indigitados que Guarany citou.

Eu também ando desiludido com o Brasil e acho que talvez seja a hora de surgirem outros Lampiões para cortar a cabeça de alguns corruptos que povoam nosso cenário. Não sei se seria a solução, mas no mínimo a população desencantada poderia vibrar com um cara assim, tipo o lendário Robin Hood. Quem sabe até o próprio Guarany...

Para saber mais sobre a saga de Lampião e o que ele representou na cultura nordestina, sugiro uma passada neste endereço: http://www2.uol.com.br/lampiao/
Entre outras coisas, lá existe a seguinte afirmação: "Como todas as lendas que tendem a tornar-se maiores que os fatos, Lampião e sua saga pelo nordeste brasileiro contém todos os elementos de aventura, romance, violência, amor e ódio das grandes histórias da humanidade (...) Lampião é odiado e idolatrado com igual intensidade, estando sua imagem viva no imaginário popular mesmo após 60 anos de sua morte. Sua influência nas artes - música, pintura, literatura e cinema - é impressionante".
Anônimo disse…
Tá faltando o "BACÁ" nessa lama!?
Anônimo disse…
Teodorico,

A Bisneta de Mussolini (linda mulher) é parlamentar no Congresso da Itália há pelo menos 15 anos. Além disso lidera um partido conservador.
Mussolini teve filhos e netos que se destacaram na vida social e cultural, em especial um foi musico e compositor famoso.
Outros descendentes da familia por motivos diferentes não deram certo.
Todos, os que deram certo e não, sofreram e sofrem o preconceito de ter sido descendentes de Benito Mussolini pela desgraça que o Duce causou ao País e ao povo italiano

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
Agradeço os comentários e gostaria de esclarecer alguns pontos que parecem ter deixado alguma dúvida, mas me reservo o direito de responder apenas aqueles que buscaram o debate de idéias acima de ataques pessoais:

1) Em relação ao Vavá, não me importa se pediu mil, dois mil ou dois milhões, crime é crime;
2) Acredito e torço para que o Brasil venha sediar eventos importantes no cenário mundial;
3) Tentei deixar claro que nada tenho contra a senhorita (bisneta de Lampião), apenas acho que homenagear o sanguinário não é justo para com suas vítimas;
4) Ser justiceiro, tomar as justiça nas próprias mãos não me parece um caminho viável e seguro, para isso temos instituições estabelecidas;
5) Quanto ao “Bacá”, creio que já bastou durante seu enterro ter um carro de som patrocinado por um candidato (acho que a vereador) à época tocando “Maluco Beleza”;

Digo que continuarei dando minha cara a tapas para poder externar minhas idéias, isso é claro se meu amigo Jeso continuar permitindo.

Por fim devo dizer que meu estado material e de espírito vai muito bem. Obrigado por perguntar.

Grazziano Guarany
Anônimo disse…
"....me fazem concluir que as coisas estão cada vez piores e com perspectivas de piorar mais ainda."
....e piora, quando voce constata que pessoas, que voce acreditava por muitos anos, viraram justificadores coorporativistas abandonando a sua veia de justiça por veias de defesas partidárias. Quem ainda acredita em Tibério Alloggio?
Anônimo disse…
A escolha da bisneta de Lampião e Maria Bonita, Luana Ferreira de Andrade, pela Prefeitura de Canindé de São Francisco, cidade localizada no alto sertão de Sergipe e que teve o privilégio de participar do revezamento da Tocha do Panamericano Rio 2007, além de representar um dos principais produtos turísticos da região, o CANGAÇO, também homenageou a nadadora profissional de Sergipe que mais conseguiu medalhas em campeonatos de natação e com menor idade, a Luana. Informo ainda que estamos apoiando o projeto da Sociedade do Cangaço, para construção do Memorial de Lampião em Canindé e que no próximo dia 28 de julho, estaremos apoiando a Missa do Cangaço, em homenagem aos 69 anos de morte de Lampião, Maria Bonita e seu bando, evento que acontecerá na Fazenda Angico. Homenagear a ex-nadadora profissional e bisneta de Lampião e Maria Bonita, Luana Ferreira serviu para despertar na comunidade o interesse de trabalhar o Cangaço como um dos principais produtos turísticos do Complexo Xingó, que tem como principais atrativos o Cânion do Xingó; a Usina Hidrelétrica; o Museu de Arqueologia; a Fazenda Mundo Novo; o Rio São Francisco e o bioma caatinga. Sem falar dos eventos populares promovidos pela Prefeitura de Canindé, a exemplo do carnaval e São João e sempre tendo o destaque da imagem caracterizada dos cangaceiros. Nossa homenagem com muito orgulho a todos os integrantes da família Ferreira e admiradores do movimento Cangaço.