Convênio pró-Juruti

No site O Eco, hoje:

Parceria pela conservação

A Fundação Alcoa e a Conservação Internacional (CI) assinam esta semana convênio para estabelecer um fundo de 2 milhões de reais que vai financiar programas de conservação numa área próxima a Juruti, na fronteira do Pará com o Amazonas, onde o lado empresa da Alcoa estabeleceu uma operação de mineração.

Cada um dos dois parceiros do projeto vai contribuir com 1 milhão de reais para o fundo. A Fundação Alcoa tem parceria com a CI para investimento e manutenção desde 2004, quando começou a se estabelecer em Juruti.

Comentários

Anônimo disse…
finalmente uma ong a favor da devastação ambiental da Amazônia. Deboche pouco é bobagem.
Anônimo disse…
É bom saber quem é a Conservação Internacional. Esta ONG emite alguns certificados ambientais que são disputadíssimos e traz "orgulho" às corporações que o recebem. Para se ter uma idéia do quanto é suspeito tais certificados, sugiro que vejam no site da sucessora da United Fruits que hoje chama-se BANANA BRANDS CO., o setor do histórico da empresa que descreve os vários títulos ambientais que ela recebeu quando atuava na Colômbia. Para quem não sabe, o braço da banana brands que atuava na colômbia chamava Banadex e foi vendido no início do ano 2006 depois que a empresa foi desmascarada nos tribunais de Cicinatti, Ohio vindo a público toda uma história de horrores ambiental e social. Os diretores da matriz nos estados unidos são acusados de criarem as milícias colombianas, que tinham a fachada de combater a Farc, com objetivo de dominar e expulsar ou matar milhares de plantadores de banana e outras frutas no interior da colômbia destinando a colheita dessas fazendas para exportação para europa e EEUU. Com respeito ao meio-ambiente, suas fazendas tanto na costa rica, colombia e outros paises apresentavam contaminação por venenos até mesmo já proibidos na américa do norte. É por estas e outras que não devemos confiar integralmente em certificados emitidos que visam dar respaldo à determinada atividade. Recentemente , houve rumores de que esta ONG inglesa estaria atuando na nossa região juntamente com uma fundação de Santarém.