Câmara enterra voto em lista

Da Agência JB, hoje:

Depois de rodadas e mais rodadas de negociações, inúmeros impasses entre parlamentares e partidos e 346 propostas de emenda, a Câmara dos Deputados rejeitou, por 252 votos contra 181, com três abstenções, um dos principais pontos da proposta de reforma política, o voto em lista pré-ordenada pelos partidos.

Com a decisão, o eleitor continuará votando diretamente no candidato de sua preferência, como atualmente.

Para muitos parlamentares, o resultado vai provocar o aniquilamento da proposta de financiamento público para as campanhas, enterrando de vez qualquer perspectiva de reforma política a curto prazo.

[Clique aqui], para ler mais.

[Clique aqui], para ler comentários de leitores do blog sobre o tema.

Comentários

Anônimo disse…
Pelo jeito a direita, o Baixo Clero e os aspirantes ao baixo clero levaram uma vitória.
Dificilmente no Brasil um Congresso (viciado e corporativo) pode conseguir fazer uma reforma séria do sistema de representação.

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
Venceu a democracia e o eleitor brasileiro que continuará tendo o direito de escolher diretamente o seu representante. O que queriam os adeptos - derrotados - da lista é que o eleitor ficasse refém das cúpulas partidárias. Por essa, a Câmara merece aplausos.
Jota Ninos disse…
Venceu o subdesenvolvimento brasileiro... Até à próxima crise!
Anônimo disse…
O sr. elenilson pode agora ficar alegre. Continue se apresentando como candidato e disputando votos com seu discurso moderno, mas acredito que não demora e o sr. será um novo cacique do seu partido... Aliás, em Santarém o sr. e seu sócio Nelho aguiar já é cúpula... tanto faz lista ou não lista... o seu PPS é o Partido do Pontes e Sócios...
Anônimo disse…
Concordo com o Dr. Helenilson. Uma idéia defendida tão ardorosamente por petistas como Ninos e Tiberio não pode ser boa para o Brasil.
Jota Ninos disse…
Caro anônimo das 15:33, são preconceitos como esse seu que não contribuem para o debate.
A propósito, nunca defendi a proposta "por ser petista", até porque já estou me desligando do partido. Acreito que seria uma revolução no sistema eleitoral por já ter visto funcionar em outros países desenvolvidos, e acredito num país desenvolvido, mesmo que tenhamos que passar por estágios de amadurecimento, inclusive no debate de propostas, sem o ranço partidário.
Nada a ver com petismo ou outras coisas. e outra coisa: os problemas do Brasil são anteriores ao PT. O erro do partido foi, ao chegar ao poder, não mudá-los.