Charmosa

Logo mais às 19h, a prefeita Maria do Carmo (PT) inaugura a nova praça do Mirante Tapajós e a escadaria José Miguel Lisboa de Mendonça que acesso à praça pela avenida Adriano Pimentel.

Comentários

Anônimo disse…
Jeso,
Você poderia esclarecer se José Miguel Lisboa Mendonça, homenageado dessa escadaria, seria o migrante português que era dono da extinta Panificadora Lucy e que foi brutalmente assassinado na década de 70 pelo bandido "Cabeleira"?
Pelo que soube, a escadaria passa pelo quintal que pertence à família desse empresário, por isso fiz a ligação.
E se não me engano, esta casa foi utilizada por Maria do carmo quando foi candidata ao Governo do Estado. Ela será usada como uma espécie de "centro cultural" ou coisa do gênero, já que será a porta de entrada da escadaria para o novo Mirante?

Ervilson Inato Jr.
Anônimo disse…
José Miguel Lisboa de Mendonça é filho do Dr. Climério de Mendonça, que foi juiz de direito em Santarém, na primeira metade do século XX. Seu irmão (Dr. Carlos Raimundo Lisboa de Mendonça) foi juiz do trabalho em Santarém, na década de 70, aproximadamente. Ele era cunhado do Gigi Alho, pois fora casado com uma filha do Dr. Climério (pai de José Miguel, ora homenageado com seu nome dado à escadaria).
Portanto, José Miguel Lisboa de Mendonça NÃO é o português (de nome Joaquim), referido no texto acima.
Anônimo disse…
Devia chamar escadaria Joaquim gonçalves. Seria justo!
Anônimo disse…
Realmente poderia se chamar qualquer nome ilustre de Santarém, porém para quem não sabe ainda, a casa do "Portugues da Lucy", foi comprada pelo Dr. Carlos Eduardo Mendonça(Sanenge, filho do homenageado e doado parte do terrreno a prefeitura com a finalidade de se fazer a escada, por sugestão de sua esposa Dr. Altina Coimbra Mendonça. Muito justo.
Anônimo disse…
obrigado, anônimos das 20:10 e 07:40... Entendi o mecanismo para se chegar à homenagem...
E concordo com o anônimo da 20:54.


Ervilson Inato jr.
Anônimo disse…
Foi, portanto, uma doação 'onerosa' (termo técnico-legal). Vale dizer: sob a condição de fazer a escadaria com a homenagem prestada ao José Miguel Mendonça. Tudo legal. E parabéns. Ainda há pessoas admiráveis que preservam a memória de seus ancestrais. Isso não é muito comum nos dias atuais. Belo exemplo.
E, afinal, o que foi decidido para ser escrito nos degraus, diante daquela enorme polêmica?
Anônimo disse…
Reformado aquele excelente espaço, falta agora transformar o Colégio Estadual Frei Ambrósio em um local turístico-cultural. A escola não serve à comunidade nos seus arredores (constituída, em grande parte, por pessoas abastadas), mas a bairros que possuem escolas estaduais.
Idéias é que não faltam.
Outra coisa: quanto tempo durará a Praça do Mirante sem a ação de vândalos e gangueiros (inclusive alguns alunos da escola)?