MST ocupa usina de Tucuruí

Na Folha Online, há pouco:

Cerca de 250 integrantes da Via Campesina, do Movimento dos Atingidos por Barragens, e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam nesta quarta-feira a hidrelétrica de Tucuruí (PA).

O objetivo do protesto, segundo os manifestantes, é agilizar as negociações para atender aos direitos dos atingidos pela barragem.

De acordo com a Eletronorte, que controla a hidrelétrica, os sem-terra ocuparam as salas de comando e uma parte da casa de força da Tucuruí.

A Eletronorte informou que, apesar da ocupação, a hidrelétrica opera normalmente.

--------------------

Atualizado às 15h52

Da Agência Estado:

O governo determinou o deslocamento de tropas federais para a hidrelétrica de Tucuruí (PA), que foi ocupada na madrugada de hoje por integrantes da Via Campesina e do Movimento dos Atingidos por Barragens.

O Exército já possui em Tucuruí uma unidade militar e um esquadrão de cavalaria mecanizada. A Polícia Federal também já foi acionada.O governo espera, no entanto, obter sucesso nas negociações com os invasores, que ocuparam as salas de geração de energia, para evitar a ação das tropas federais.

O objetivo da manifestação é agilizar as negociações para atender os direitos dos atingidos pela barragem.A Eletronorte, empresa que controla a hidrelétrica de Tucuruí, com potencial de 8.230 megawatts, informou por volta das 12 horas que os invasores de movimentos sociais permanecem em suas dependências, mas não atrapalham a sua operação normal.

Comentários