Médico convida população a fazer vigília no hospital regional

Através de e-mail remetido ao blog, o médico Erik Jennings Simões "convoca" a população santarena a fazer "uma vigília" em protesto pelo não funcionamento do hospital regional de Santarém.

Amanhã, o HR completa três meses de inaguração. Até agora, no entanto, ainda não entrou em funcionamento. Muito embora, segundo o blog apurou, já esteja com dotado de quase todos os equipamentos.

- Devemos orar, mas não mais aguardar - escreveu o neurocirurgião, numa referência ao artigo de Edilberto Sena, publicado ontem aqui no blog e no qual o padre pede que os santarenos orem para que o hospital funcione logo.

Erik adiantou ainda que uma "nota popular de repúdio" será entregue à imprensa local sobre o caso.

- Esta é uma das únicas situações nesta cidade que não podemos mais ser indiferentes nem anônimos - diz o médico.

Velas

O protesto é defendido também pelo designer industrial santareno Aldrwin Hamad. Ele proprõe que sejam acessas velas em torno do hospital durante a vigília.

- As velas podem representar as pessoas que morreram nestes três meses, mas que poderiam ter sido salvas se o hospital equipado e pronto estivesse funcionando e as muitas outras que podem vir a falecer e demandar ainda mais preces se o mesmo não abrir definitivamente suas portas - explica.

[Clique aqui], para ler na íntegra os e-mails dos dois santarenos.

Comentários

O hospital regional está concluído, foi inaugurado e prontíssimo para entrar em operação. Não funciona porque uma ou um pequeno grupo de pessoas não quer que funcione agora, pois consideram que o hospital não pode ser gerido por alguém, cujo partido é adversário dos atuais donos do poder.

Mas a quem atribuir essa ignominiosa e abjeta mesquinharia, que prejudica brutalmente a população e sacrifica dolosa, criminosamente a saúde e a vida das pessoas? Cabe responsabilizar e cobrar diretamente do Secretário de Saúde do Estado, que de tão inexpressivo e inoperante ninguém sabe o seu nome? Ou deveríamos chamar às falas o seu padrinho, Sr. José Priante, que recebeu de presente da Governadora a Secretaria de Saúde e que nela e com ela tem tácita ou expressa autorização para fazer o que bem lhe aprouver, podendo, inclusive, nomear um secretário (da sua estrita confiança) que, ao que parece, tem um soberbo desprezo por vidas humanas?

E a governadora Ana Júlia, não tem nada a ver com o problema? Teria ela coragem, e também o cinismo, de alegar que nada tem a ver com o assunto, visto que está cumprindo rigorosamente o acordo político que celebrou com o PMDB, e que pelo acordado a governadora abster-se-ia e abdicaria de exercer qualquer controle sobre a SESPA?

Mas não elegemos também para nos representar no parlamento estadual os Srs. Carlos Martins, Antonio Rocha, Alexandre Von e outros deputados da região, cuja atribuição básica, primeira, fundamental é defender os interesses do povo? De lutar, verberar, bater e se bater na defesa dos seus representados? Ou os nossos deputados ignoram que em Santarém foi construído um hospital, que se encontra pronto, que já está equipado, que tem uma diretoria constituída, mas que não está funcionando porque existe alguém, com comparsas ou não, que não deseja que o HR funcione?
Anônimo disse…
Parabéns aos que lançaram a iniciativa. Santarém já está cansada de marasmo e de ver os maiores absurdos passarem no nosso nariz sem ninguém fazer nada. Alguns se mobilizam como uma horda enfurecida mas para assuntos que não trazem bem estar nem contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida da cidade. No dia que houver uma passeata ou mobiliazção pra pedir esgoto e água tratada, acreditarei que Santarém não tem só matutos ignorantes que se deixam levar pelo primeiro agitador.


Agora é a hora de vermos quem efetivamente quer fazer o bem da cidade e quem quer aparecer ou fazer cortina de fumaça.


Essa é a hora de Ambientalistas, "ongueiros", Sojeiros, presidentes de associação comercial e sindicato rural se unirem pra mostrar que sabem protestar por algo que realmente interessa ao bem comum e não somente a seus interesses pessoais.


Vamos ver se só sabem mobilizar carreatas e passeatas contra multinacionais ou pelo direito de plantar. Vamos ver até onde vai a cidadania e até onde vai a hipocrisia.


Agora é a hora de vermos quem pode mais por algo que interessa a todos.


Carlos Araújo
Anônimo disse…
Um movimento que poderia muito bem ter sido feito no momento mesmo em que foi inaugurado o hospital, sem estar devidamente aparelhado para funcionar, apenas para satisfazer a sanha de Jatene e seus asseclas. Fazer o que o Sr. Viana,hoje, é certamente mais cômodo. Embora, à epoca, tenha adotado, sem o menor pejo, a tática do avestruz.
Osvaldo Cardoso
Anônimo disse…
Realmente estamos vivendo um absurdo das relações políticas nesse País. Como no congresso se obstruem as votações de medidas fundamentais para prejudicar o outro lado. No Pará se paralisa o que deveria funcionar a todo vapor.
Confunde-se (pior que se faz isso deliberadamente) interesses políticos com interesses públicos.
Nas teorias de muitos grupos é normal subordinar o que é público ao interesse político. De certa forma estamos descobrindo uma “atitude consciente” que é o produto de uma inversão de valores. Só que nesses casos, essa atitude pode ser diagnosticada, sem precisar de medico, como uma doença.
É evidente que a briga é política. Mesmo o Governo não concordar (eu também não concordo) com o “modelo de gestão”, “imposto” pelo Jatene e seus apadrinhados no finalzinho de mandato, tem que se resolver o problema.
O modelo de gestão tem data para terminar. Ao final do contrato se quiser mudar que mudem, mas até lá não há motivo para o Hospital não funcionar.
Essa atitude doentia, além de prejudicar o interesse de todos nós, só dá voz e fôlego para os espertalhões que, também por interesses políticos “cavalgam” a onda de protestos e indignação para voltar ao poder e saquear o patrimônio público.
É uma questão de prioridade, e de bom senso.

Tibério Alloggio
Anônimo disse…
Por causa de pessoas como Osvaldo Cardoso, nossa democracia é a banalidade que se apresenta.


Preocupa-se mais com joguetes políticos do que com o bem estar coletivo. Esquece que o hospital serve a Petistas e Pfelistas da mesma forma, sem distinção e independe quem o inaugurou ou deixou de inaugurar. O que interessa é que está fechado e nem os hipócritas e demagogos defensores do PT ou anti PSDBistas podem utiliza-lo.
Não se trata de briga política e sim uma luta pelo direito básico de estar vivo.

Avestruzes enfiam a cabeça na terra para não ver o que se passa do lado de fora e fazem questão de não encarar a realidade, preferem enfiar a cara no chão ou na lama a ter que admitir ou pelo menos contribuir para a melhoria da sociedade. Enquanto viverem sozinhas tudo bem, mas quando vivem em sociedade, sua omissão ou descaso revertem-se em culpa pelo estado miserável de vida que levamos.


Se o sr. está reclamando do movimento e sugerindo que deveria ter sido feito no momento que foi inaugurado, porque não teve a hombridade e coragem de faze-lo naquele momento? Porque não foi o grande Petista para reclamar e iniciar um movimento?


Covardes e hipócritas sempre aparecerão pra tentar manter as coisas do jeito que estão em prol da mais vil das distorções democráticas que é a formação da miséria humana para angariar votos.

Quando aparecem tentativas de mudar, independente de partidos políticos e ideologias, sempre tem quem enxergue somente o fundo do buraco que se meteu em uma vida mesquinha e miserável.

Sr. Osvaldo Cardoso, se não tem capacidade física ou mental de contribuir para a sociedade em que vive, por favor, pelo menos não atrapalhe.


Marcos Silva
Anônimo disse…
Ok Tibério, falou sobre o óbvio, não deu nome aos bois, não disse quem são os espertalhões, não citou quem são os "cavaleiros" e aí?

Vai aderir ao protesto ou só levanta bandeiras e faixas para temas ambientais? Topa fazer vigília e protestar em passeata pela abertura de um hospital público ou vai ficar teorizando e se lamentando pelos oportunistas?


Este é um movimento encabeçado por cidadãos comuns, pessoas que querem mudar as coisas de verdade e não ficar esperando messias e profetas vindo de estrelas.


Interesseiros sempre haverão, oportunistas também, o que não pode haver é omissos e os que por desculpas esfarrapdadas e idolatrias partidárias deixam as coisas do jeito que estão, "nesse país".


Declare apoio ao protesto, leve pessoas para protestar com faixas e cartazes, faça a sua parte pra tentar mudar.

Marcelo Araújo
Anônimo disse…
O Sr. Viana começou fingindo-se de míope, estimulado pela claque, acreditou tanto que se tornou um. Agora, finge-se de cego, e o desfecho já se prevê. Arrisca-se a repetir, como farsa, a tragédia edipiana. E o mais triste é imaginar que, sem a grandeza do rei tebano, que se privou da visão usando um broche que lhe prendia o manto real, recorra o Sr. Viana, para atingir o mesmo fim, a um prosaico anzol, nisso imitando o gesto canhestro de seu ídolo tucano Simão Jatene naquela malfadada pescaria.
Mas a propósito de Jatene, pescaria e outras trairagens, o que disse mesmo que fazia o Sr. Viana no dia da inauguração do Hospital? E por que se aborrece tanto diante dessa simples pergunta? Ela é simples, mas é reveladora, por desmascarar aqueles que se apresentam como defensores das causas ganhas, Sr. Viana, não se esqueça. Sim, o senhor mesmo, um burocrata dos números fáceis, das idéias apertadas, como é a estreiteza dos espíritos demasiadamente medíocres; um especialista em somar três mais dois pra dizer que cinco é melhor que quatro! Ora, tenha paciência, senhor menor que nada do fogo debelado! E a quem pensa mesmo que engana quando escala "Marcelo Araújo" e "Marcos Silva" para defender Edevaldo Viana, Sr. Mitômano?
Osvaldo Cardoso
Anônimo disse…
Se houver um abaixo-assinado para dar apoio ao Sr. Allogio, contem com a minha assinatura, principalmente no que concerne a idéia dos espertalhões. Realmente, ele é corajoso. Estufa o peito e deixa a hipocrisia de lado e diz claramente que é um deles, visto que outrora fazia o mesmo ao apoiar atitudes dessa natureza quando sua facção era oposição. Com um agravante: era oportunista e irresponsável. Fazia oposição a tudo e a todos. Aliás, creio que o verbo no presente ainda se faz justo e factual, uma vez que, como a idéia da vigília não é da sua milícia, ele parece se opor irresponsavelmente. Seria o mesmo discurso com viés contrário caso a autoria da vigília não viesse de outra fonte.

Não deixo de admirá-lo. Poucos são o que tem essa veia camaleônica de usar tão bem o mesmo discurso com sentidos e significados diferentes, a depender de suas conveniências. Parece um macaco ao adequar-se ao melhor galho.

Quero fazer coro aos que perguntam: “O senhor vai apoiar ou vaiar a vigília?” Seria de bom tom uma resposta, de preferência clara e objetiva. Ou terei que cantar “O bêbado e a equilibrista” para o senhor? Talvez seja melhor “A balada do louco”.

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no ar
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz
Mais louco é quem me diz
E não é feliz
Eu sou feliz

Quero deixar aqui o meu apoio à vigília. Vamos às ruas!!! Vamos com a mesma força que tivemos quando do “Fora FHC” e quando da eleição de Lula. Se assim não for, vejo esse hospital entregue às baratas em menos de 4 anos.

Já gastei o equivalente a uma bolsa-família em velas e fósforos. Não posso deixar que esse fogo se apague.
Anônimo disse…
Se o sr. Osvaldo Cardoso tem algum problema mal resolvido com o sr. Evaldo Viana, está em crise de ciúmes ou alguma outra questão íntima e pessoal que não vem ao caso agora, por favor, mantenha a compostura e dirija-se somente à ele.

Não escrevi nada pra defender ninguém e muito menos conheço Evaldo Viana, nem o citei em meu texto e não estou nem aí pros seus problemas pessoais para com ele. Se ele pensar como o sr. será uma criatura tão abjeta e desprezível quanto o sr.
Nem todas as pessoas que escrevem aqui são como o sr. que está a serviço de um partido ou de alguém pra defender ou proteger este ou aquele indivíduo.
Existem pessoas autônomas, com opinião própria e dispostas a colocar seu nome em público para tentar mudar a triste realidade que pessoas como o sr. acabaram por empurrar para nossa sociedade.


Osvaldo Cardoso, em mais uma demonstração clara de mesquinharia e miopia não percebe que quem está aqui, está para contribuir para a sociedade na cobrança da abertura de um hospital público que tratará de todos tudo bem. Nem todos tem a capacidade mental de pensar e agir em prol do bem comum. Sua incomodação só demonstra que os defensores cegos de partidos políticos atropelam a ética e o bom senso na ânsia de defender suas bandeiras ideológicas. Olham pro próprio umbigo e tratam o bem público como o quintal imundo de suas casas onde a podridão de seus dejetos pessoais contaminam toda a vizinhança.


Porque não perde tempo contribuindo pra sensibilizar a opinião pública pra abrir de uma vez por todas o hospital? Porque não soma com informações novas vindo de dentro do seu amado e idolatrado partido pra justificar os 3 meses de hospital pronto e fechado? Defender-se atacando outras pessoas é típico de despreparados e desequilibrados incapazes de sustentar argumentos produtivos.


Repito: é por existirem pessoas como o sr. Osvaldo Cardoso (ou seja lá quem escreveu usando este nome) que nosso país e nossa cidade afundam cada vez mais na lama de uma democracia torta onde atitutes mesquinhas e miseráveis ficam acima do interesse comum.



Marcos Silva
Anônimo disse…
Involucionários de todo mundo, muní-vos. Esse é o mote que melhor se ajusta ao oportunismo de 'Marcos Silva' e 'Marcelo Araújo', nomes do evadido Sr. Viana. Evade-se de si mesmo, das coisas e do mundo, para reaparecer sempre que os fatos contam a seu favor, competindo nessa modalidade com covardes e traidores que, também, querem tirar sua 'casca' das causas populares.
Não esqueçam, portanto, trindade da nigromancia, gitem em alto e bom som para os seus: muní-vos! De oportunismo, de verborragia inútil, de falso patriotismo, da falsa moral, falsa honradez, do falso caráter, do falso interesse pela causa daqueles que foram desassistidos em todos os tempos. E louvai, louvai bem alto, porque aqueles que vocês sempre lamberam as botas estão sempre acima das vossas cabeças, para submetê-los. A esses, aliás, sempre souberam dizer "sim, senhor", "muito, obrigado", "com licença". Com os outros, com os que foram submetidos, com esses nunca tiveram o menor respeito. E agora querem falar em nome deles? Quem lhes dará crédito? É esse o problema: sempre estiveram ausentes e, certemente, serão identificados como tal. Tentem. Ah, são apolítico? Ora, parem com bobagem! Nem vocês acreditam nessas balelas! Quem vai acreditar em vocês? Onde estavam mesmo no dia inauguração do hospital, Sr. Viana (e seus nicks 'Marcos Silva' e ' Marcelo Araújo' - como sei? Ora, Sr. Viana, não só sei, provo!)? Vamos, responda: onde estava?
Mas que memória a sua, o senhor, Sr. Viana, um medidor de água que moveram moinhos no ano passsado, não lembra?!
Disse que era um inocente útil, agora nego tudo, senhor Viana: não é inocente e nem é útil.
Osvaldo Cardoso
Anônimo disse…
Esse osvaldo cardososo é só noia meu!!
Anônimo disse…
Pela lógica, se outras pessoas são uma só, Osvaldo Cardoso é o Tibério.
Anônimo disse…
Parabéns Osvaldo cardoso... conseguiu estragar um post que falava sobre a abertura de um hospital pra destilar seu ódio por uma pessoa. muito produtivo!
Grande cidadão e Grande Petista que nos é apresentado!

Continue defendendo o fechamento do hospital, continue fazendo a cortina de fumaça... é tudo que voce e seus "companheiros" sabem fazer...

Na hora de realizar, de por a mão na massa pra fazer acontecer, inventam mil desculpas e só sabem culpar sempre "o passado".

Covardes, preguiçosos e fofoqueiros de quinta categoria!

Isso mostra como a gentalha do PT dessa administração morre de ódio por quem expõe os absurdos e o esgoto que corre dentro do bem denominado "palácio" Jarbas Passarinho!
Anônimo disse…
Por obra do acaso, encontrei o Dr. Erik no começo do ano, num vôo da Pérola pra Belém. Ele, vindo mobilizar profissionais para a futura equipe de neuro do Hospital Regional; eu, retornando de férias.
É inadmissível esse tipo de morosidade, que só depende de atos e vontade política, uma vez que a obra já está concluída.
Um certo tempo para seleção e contratação de profissionais, bem como de testes e ajustes de equipamentos é razoável. Mas, já passou da hora, há muito.
Aqui em Joinville, norte de Santa Catarina, um Hospital Infantil ficou quase dois anos parado, depois de "politicamente inaugurado" pelo governador Luis Henrique (PMDB), antes de começar a funcionar e atender as crianças. E por aqui não teve esse tipo de mobilização.
A iniciativa dos santarenos Erik e Aldrwin merecem todo nosso apoio. Trata-se de um gesto cidadão, focado no bem comum e no interesse público, não obstante os governantes (no município e no PA) de plantão.

Samuca