Isam recupera Cucurunã

O Isam (Instituto Sócio-Ambiental de Santarém), com apoio da Emater, do Instituto Manancial e da comunidade, iniciou na manhã de ontem a execução do projeto “Nosso Igarapé”, iniciativa que visa recuperar e preservar esses importantes ecossistemas, tão caracteristicamente amazônidas.

Os trabalhos iniciados ontem no igarapé do Cucurunã são resultado de um levantamento técnico realizado no segundo semestre do ano passado que atestou a preocupante situação desses mananciais, principalmente os que estão localizados próximos à área urbana do município.

Cerca de 60 pessoas participaram da ação, inclusive alunos da Casa Familiar Rural, moradores da comunidade de Cucurunã e representantes de entidades de defesa ecológica.

Desde a cabeceira do igarapé – já com o leito praticamente seco em virtude do desmatamento da nascente - foram fixadas barreiras para contenção da erosão e plantio de mudas de pau d’arco, ingá e mogno nas encostas, a fim de também evitar o assoreamento do igarapé.

Na próxima semana, outra incursão será feita ao Cucurunã para o plantio de mudas de açaí e buruti, desta feita nas margens do igarapé.

O projeto contempla, ainda para este ano, trabalhos semelhantes nos igarapés de São Braz e Papucu (Mapiri).

Fonte: Prefeitura de Santarém

Comentários