Biologia e Geografia em Oriximiná

Repórter 70 (O Liberal), hoje:


Ensino

Nestes tempos em que só se ouve falar de malandragens de prefeitos, a prefeitura de Oriximiná dá o exemplo. Vai assinar amanhã um convênio com a Fadesp e a UFPA para garantir ensino superior no município. Os cursos de licenciatura plena e bacharelado em Ciências Biológicas e Geografia oferecerão 40 vagas cada um.

O processo seletivo está previsto para março. As instalações para o funcionamento dos cursos foram construídas pela Mineração Rio do Norte; a prefeitura vai bancar as atividades de ensino e pesquisa.

Comentários

Anônimo disse…
Me admiro não terem aberto cursos de escultura em sabonete e bricolagem. Não que biologia e geografia não sejam importantes, mas já existem cursos na região para formação de profissionais nestas áreas.

Oriximiná é dependente da industria mineral, porque raios não criaram cursos de geologia, engenharia de minas, topografia, curso de mecânica e elétrica de instalação industrial, operadores de máqunas, etc? não precisam ser cursos superiores, tecnólogos dão conta do recado e ainda seria um centro de referência para as futuras expansões minerais da região. De qua adianta orgulhar-se de ter cursos superiores se estes não formarão mão de obra direta pra atuar na exploração das riquesas locais?