Qual o nome I ?

Ainda sobre nome.

Qual o nome da ao recém-inaugurado terminal fluvial turístico, erguido sobre os escombros do antigo trapiche municipal?

Maria do Carmo descerrou a placa, fez discurso, participou dos comes-e-bebes, mas não lembrou de batizar a obra, bancada pelo Estado e já repassada ao município.

O novo point da cidade permanece pagão.

Por opções de nomes?

O blog convoca seus 23 leitores a ajudar a prefeita. Sugestões, por favor!

Comentários

Anônimo disse…
TTT-Terminal Turistico Tupaiu
Anônimo disse…
Phebus Dourado, meu pai, porque não baixinho.
Anônimo disse…
``Trapiche......´´
Anônimo disse…
Pessoa simples do povão que curtia a orla fluvial como ninguém.A todos tratava como um perfeito guia de turista, todos o conhecem bem. Fatalmente, na mesma orla, foi arrebatado para outra vida: BABICO.
Anônimo disse…
Uma grande homenagem para um homem público que fez muito por Santarém,seria colocar o nome Terminal fluvial turístico Hélio Gueiros. Seria uma maneira de homenagear o ex governador ainda em vida.Não esqueço da minha convivencia diária durante anos em que sempre Hélio falava com muito amor e carinho de Santarém e seu povo.
Sou contra essas homenagens feitas somente depois da morte do homenageado. O bonito é ver e sentir a emoção das pessoas em vida.
Atenciosamente,
Vic Pires Franco
Anônimo disse…
LAHIRE CAVALLÉRO
Homem que fêz muito por Santarém, sendo Diretor por muitos anos da Tecejuta, foi Pres. do Rotary Club de Santarém, Pres. do Centro Recreativo por muitos anos, do América Futebol Clube, fêz parte da Associação Comercial de Santarém, um dos sócios fundadores do Iate Clube e da sede do S.Raimundo e já morando em Belém foi o único santareno ( por amôr ) a ser Governador do Rotary Club. Além de ter trabalhado a vida toda para muitos politicos como Dr.Everaldo Martins, Ubaldo Corrêa e Elias Pinto.
É justa e merecida essa homenagem.
Anônimo disse…
Tupaiu, Trapiche, Phebus, Hélio, Babico, todos nomes importantes, mas dois nomes não podem ser esquecidos, os inesquecíveis Anastácio Miranda, o Beleza Preta e Agapito Figueira, Seu Agapito.

Nariz de Botto
Anônimo disse…
Porque não simplesmente: terminal fluvial encontro das águas?
Anônimo disse…
Ô Deputado Vic,

Imagino que você tenha por Santarém também muito carinho; você, o Jader Barbalho, Priante, Lira Maia, Maria do carmo, Paulo Rocha, Ademir Andrade, Valéria Franco, Simão Jatene, Carlos Santos, Almir Gabriel e muitas outras figuras que devem mais ao povo do que o povo a eles. Aí tem um complicador: toda essa turma está vivinha da silva, mais viva do que os próprios vivos. E agora, como vamos resolver essa parada; todos morrem de amores por santarém, principalmente em certas e determinadas épocas, e todos estão muito e perfeitamente vivos. Não deputado, deixemos a história decantar os predicados dos homens públicos e, se de fato merecerem, prestemos as devidas honrarias e homenagens.
Anônimo disse…
Simão Izidro Campos, seu "Mimico Campos", administrador do Trapiche Municipal durante varios anos, pai do Simão Campos, Zé Maria Campos, W.P. Campos. O nome de seu "Mimico Campos", representa resgate da historia do municipio, seu jeito de ser, sua curvatura, são lembranças importantes do velho Trapiche Municipal. Tá dada sugestão e a homenagem é justa, pra quem dedicou seus anos de serviços ao municipio.

José Edibal Cabral
Anônimo disse…
Nada contra os Rotarianaos, mas, o Trapiche foi, é e vai continuar sendo um lugar onde as pessoas mais humildes sempre tiraram o sustento de suas famílias, quer sendo pescando os charutos,pacús, apapás, piramutabas, douradas e outros peixes, conforme a época, ou carregando cargas e esvasiando as lingadas dos navios que aportavam em Santarém. Jeso, o Celivaldo, com certeza tem gravado na retina as imagens a que estou fazendo referencia, O Meu amigo Everaldo Martins, ainda pegou a raspinha dessas delícias, pegou muito ralho do seu ZECA BBC por trepar nas mangueiras da Pracinha.Então Jeso, o trapiche é de todos nós, do seu Marçal, do Guiri, pai do carlinho ,grande jogador do São Fancisco, do Seu Mimíco Campos, dos Estivadores, do Edson Paca toca, do Judibal Cabral, do Celivaldo Carneiro, do Jeso, do Rolinha, do Pipirinha, do Mucuim, da Gura, do Pery, do Hoiama, do Caixa dágua, do Fabiano BBC,do Babico, do Vevé, do Jorge Peixe, do Sulanca, do boi de campo, do Errado, do Serginho camisudo, dos retirantes nordestino que moravam em baixo do trapiche e hoje comandam todos os seguimentos em Santarém.Velho Trapiche de guerra, cantado em verso e prosa, não precisa de homenagear ninguém, só precisa ser o nosso TRAPICHE e deixar a turma continuar pescando e apreciando a briga interminável do Tapajós e do Amazonas.Não interessa de quem foi o ivestimento, se do estado ou do município, todos nós temos o dever de cuidar do TRAPICHE. Quem sabe o Celivaldo, o Jeso, o Silvio do seu Vidal, não encabecem uma campanha sobre o grande Caisinho.Como diria o seu Osmar Simoões, Este é o meu ponto de vista.
Anônimo disse…
Este sim merece ser chamado de TRAPICHE DO ISOCA, o homem que se encantou e cantou os encontros das águas, mas já queimaram no nome dele no aeroporto. Então, pra mim resta: "BARBICO" (BABICO), ou simplesmente "TRAPICHE", pra ninguém ficar enciumado.
Anônimo disse…
Terminal Turístico Fluvial "Seu Marçal".
Anônimo disse…
O Deputado Pires Franco nao conhece Santarém, Sugira Deputado, O nOme do Helio Gueiros para Mangal das Garças ou para estação das Docas, ou ainda para Terminal Rodoviário ai de Belém, nós temos gente muito boa por aqui. Com todo respeito.

Santareno Adotivo
Anônimo disse…
Tanta gente mereceria ser homenageada. Uma pessoa sempre me impressionou pela sua "diplomacia cabocla", sempre explicando curiosidades do Rio Tapajós. Quem o conheceu, haverá de concordar comigo : TERMINAL FLUVIAL BABICO.
Anônimo disse…
Ao anônimo das 8:41
Respeito o seu comentário. Só gostaria que eu e a Valéria não fossemos misturados com figuras com Jader Barbalho.
Não esqueça de que a Valéria, mesmo depois da sua derrota, já esteve em Santarém 2 vezes levando o prometeu ao seu povo.
Depois de ver todos os nomes, achei muito interessante a sugestão do anônimo das 8:38, com o nome TERMINAL FLUVIAL ENCONTRO DAS ÁGUAS. Muito bonito. Parabéns!
Um abraço,
Vic Pires Franco
Anônimo disse…
Jeso, continuo dizendo que o TRAPICHE não precisa homenagear ninguém.O excelentíssimo senhor Deputado Vic Pires Franco,concorda com o anônimo das 8:38, com o nome Terminal Fluvial Encontro das águas, respeito o Ponto de Vista dele, mas, não concordo.Mesmo sabendo que o Deputado e sua bela e competente espôsa, dispensam atenção especial cá por essas bandas.Deputado,tal como Belém, Santarém tem uma memória Histórica Belíssima,lá onde está erguido o hoje Terminal Fluvial,era o TRAPICHE .Pois sim, senhor Deputado, lá era o NOSSO TRAPICHE, por lá, pescadores, carregadores, motoristas, estivadores(na época já tinham seu Sindicato e sua sede, que funcionava onde hoje é a Livraria do Vitório) na av. Saão Sebastião bem na frente do Portão do Estádio Elinaldo Barbosa).Pescadores que passaram parte de suas vidas pescando por lá como o seu Marçal Mestre Noca, Edilson (orelhinha), Ama, Saím,Apurado, Sabá-Pé-Grande,Babico,e outros.senhor Deputado, por lá, arrumadores ou estivadores gastaram suas forças na árdua tarefa de carregar e arrumar cargas.Como V.Exa. pode observar a lista é grande para se homenagear, o senhor não acha que simplesmente TRAPICHE tá bom demais, como fala o Dr. ANDERSON DEZINCOURT, para não causar ciúmeira,nos demais.Acredito que tods as opiniões devem ser consideradas.O senhor Alberto Dzincourt (seu Marçal), meu pai e o senhor Fernando Gentil(BABICO), meu saudoso amigo, já foram homenageados com um ponto de pesca de nome Marçal e Babico em frente a cidade, em frente ao antigo Hotel Uirapuru e posterriormente Nova Olinda Hotel.Pra eles que sempre foram pesssoas humildes, a homenagem veio em boa hora. Meu pai ainda está vivo com a graça de Deus,e participou da Festa com a entrega da Placa pela Prefeita Maria do Carmo, já o Fernando Gentil, o Babico, já não estava mais entre nós, pois foi tragado pelas águas do Tapajós.Vamos amadurecer mais a idéia e quem sabe não chegaremos a um nome que realmente tenha ver com a hitória de Santarém e do TRAPICHE, como por exmplo; Terminal Fluvial ¨ALOÍSIO MOTA¨Grande Ponta Direita do São Francisco, e Homem de bem que faleceu exercendo a Função de Agente do INPS ( hoje INSS)que muito contribuiu para o Sindicato dos Estivadores emprestando seus conhecimentos e, também no próprio exercício da função, que era seu mister. Deputado Vic os sinceros rspeitos. ANTONIO DEZINCOURT, Administrador e pescador por opção nas horas vagas.
Anônimo disse…
TRAPICHE, TAM, TAM, TAM!!! TRAPICHE TAM, TAM, TAM!!!
TRAPICHE, TAM, TAM, TAM!!
TRAPICHE, TAM, TAM, TAM!!!
. . .
Anônimo disse…
Seu Antônio foi muito lúcido no seu comentário. Parabéns. Só quem brincou mergulhado no trapihe tem esse poder gerar uma opinião como essa. Que haja justiça.
Anônimo disse…
Tanta gente mereceria ser homenageada. Uma pessoa sempre me impressionou pela sua "diplomacia", sempre explicando curiosidades da vida. Quem fumeu preto la embaixo e agora em cima, haverá de concordar comigo : TERMINAL FLUVIAL Bob marley, meu rei....
Anônimo disse…
Jeso, o anônimo lá das 10;24:02, tentou dizer tbum!,tbum!!, tbummmm!!!!, TRAPICHE tbummmm de mergulhar e brincar de homens-rãs(DOMIRRAM) OU ENTÃO DA PIRA.
Anônimo disse…
Acredito que nem toda obra construída tenha a obrigação de homenagear alguém em especial, e sim a população como um todo, visto que todos nós recebemos de presente, uma obra como esta que só veio para abrilhantar mais nossa Santarém, não vejo a necessidade de homenagear alguém que já morreu, ou que contribui para Santarém, creio que homenagens seriam mais proveitosas se feitas em vida, ou no lugar das homenagens que fossem feitos gestos de carinho e consideração enquanto a pessoa viva, como exemplo cito o nosso Laurimar leal, uma personalidade mocoronga, que hoje atravessa momentos difíceis e ninguém lembra dele, mas com certeza quando este falecer, virão pessoas que não tem o q fazer como todos vcs que aqui que vem dar palpites, e sugirão o nome dele para qualquer obra que o governo do estado, do município, ou o próprio governo federal faz por pura obrigação, porque o dinheiro aplicado aqui é de toda população!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
O engraçadinho ou a engraçadinha aí de cima das 01:17:53, acha que quem escreve no blog não tem o que fazer, possivelmente, deve ser alguém bem desinformado e a serviço do todo ou da toda poderosa.Senhor JESO fique calmo que o seu BLOG é o máximo,não será a opinião dos seus desafetos que irá brecar a vontade de continuar na luta com seus
23 leitores e meio. Um observador atento aos empata f...