MPF quer Ibama em Santa Maria

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará encaminhou ontem, 23, pedido ao Ibama para que seja enviada, com urgência, equipe de fiscalização ao município de Prainha, no noroeste do Estado. O objetivo é evitar conflito entre ribeirinhos e madeireiros, que o MPF considera “iminente”.

Além do Ibama, a Polícia Militar também foi alertada pelo MPF, que pediu ao comando policial que suspenda o tráfego de balsas no rio Uruará.

De acordo com os ofícios encaminhados às duas instituições pelos procuradores da República Felipe Fritz Braga e Felício Pontes Júnior, os ribeirinhos apreenderam nove balsas carregadas de madeira e exigem a presença de representantes do Ibama para liberá-las.

“Há a possibilidade de que o conflito se acirre ainda mais com a chegada de empregados de madeireiras na região”, informa Pontes Júnior, procurador-chefe do MPF no Estado.

“Há disposição de mobilização armada por parte de populares, tendo em vista a ausência de atuação por parte da autarquia ambiental naquela localidade”, explica ofício do procurador Felipe Fritz Braga, que atua em Santarém.

De acordo com ele, a população ribeirinha se uniu contra o transporte “ilegal” de madeira que vem ocorrendo no rio Uruará porque vêm ocorrendo danos ambientais. As balsas estariam arrancando a vegetação das margens do rio e causando risco à navegação das embarcações dos ribeirinhos.

Fonte: MPF/PA

Comentários