Imagens de Santarém

Foto: Celivaldo Carneiro
Tartaruga sabor PA (Santarém - PA)

Tartaruga horas antes de se transformar num dos pratos mais apreciados em toda a Amazônia. A foto foi feita há cerca de três meses, quando de uma reportagem-fotográfica de Celivaldo Carneiro sobre hábitos alimentares na Amazônia.

Comentários

Anônimo disse…
Jeso, que crime matar uma tartaruga ovada. O IBAMA não verificou tal situação?????

Marcelo
Anônimo disse…
Belo flagrante de crime ambiental se essa tartagura não tiver vindo de uma criação autorizada pelo IBAMA, o que eu duvido muito.
Jeso Carneiro disse…
Caro Marcelo, a foto faz parte de uma reportagem-fotográfica feita pelo jornalista Celivaldo Carneiro, há cerca de três meses, sobre hábitos alimentares na Amazônia.
Anônimo disse…
Cruel...muito cruel! Saborosa...muito saborosa!
Cada vez mais criadouros precisam ser incentivados e incrementados, para que nós, amazônidas, não tenhamos que correr risco de multa, dentre outros, para mantermos nossos costumes, tradições e cultura. Pelo menos lá no "bar da Zeila" (Casarão do Imperador) poderei bradar meu grito "cabôco": ISSO É BOM PRA C...
Que venha a degustação da paca, do tatu, do veado (por que não?), do tracajá, da pitiú...tudo dentro da lei E DOS BONS COSTUMES, claro.
Anderson Dezincourt.
Anônimo disse…
OK Jeso valeu a atenção.
Anônimo disse…
Crime é não comer essa beleza!

Não sei se os leitores vão gostar de saber mas muitas das vacas vendidas aos matadouros estão prenhas, afinal de contas, o valor do animal é medido pelo peso e uma vaca prenha pesa mais...
Nem porisso as pessoas deixam de se deliciar com seus suculentos bifes.

Comer quelônios é um hábito amazônico e feito com moderação e responsabilidade não acarretará grandes prejuizos para a população destes animais.

O que deve ser incentivada é a criação em cativeiro destas espécies para que a população nativa não pereça.
Anônimo disse…
Retrato de um crime! A foto é bem feita, mas a imagem entristece!
Anônimo disse…
De belas fotas a crueldade amazonica. Denuncie onde vem ocorrendo isso meu caro Celivaldo.
Anônimo disse…
Pô Celivaldo, é muito bom comer mais ver assim fica terrível, continue nos presenteando com fotos de nossa beleza natural ímpar que temos.
Anônimo disse…
A foto é apenas o meio. O que ela mostra é que é brutal. Nossa animalidade exposta em toda a sua visceralidade. Boa pra as gerações futuras saberem do que já fomos capazes um dia. Boa pra nós, hoje, sabermos do que somos capazes. Nem deuses, porque além de nós, nem bestas, porque aquém de nós. Simplesmente humanos. Desmesuramdamente humanos, às vezes.
Anônimo disse…
Ver essa foto me leva aos anos 50, em Alenquer, meu torrão, quando comer os quelônios era algo normal e nem se falava em extinção ou preservação dessas espécies.
Morando em Belém, só me resta ficar com "água na boca", por absoluta impossibilidade de ter à minha mesa essas delícias.
Mas, de qualquer forma, ver essa foto tem um significado grandioso que é o de lembrarmos - todos - que devemos "brigar" para que a tartaruga, o tracajá, o pitiú, entre outros, recebam das nossas autoridades a atenção merecida.
Anônimo disse…
Vou pedir licença ao seu Hélcio Amaral, pois a frase eu ouvi do mesmo :"eu não comi dinossauro, eles foram extintos, eu tô lá preocupado se meus bisnetos vão comer tartaruga!"
Salve, seu Hélcio, bons tempos aqueles de pagamento de aposentados pela várzea de Santarém, via Caixa, naquelas viagens maravilhosas.
Floripa.
Anônimo disse…
adoro todas as imagens que vc expoe no blog,mas realmente essa da tartaruga e chocante e comovente,para quem nao sabe do que se trata ,ao ver a imagem choraaa,como minha filha de 8anos.
de certa forma vc nao deixa de fazer um bom trabalho ,ja que mostrou a realidade,a ameaça contra a especie ,que essa imagem seja muito vista,
num futuro breve os habitos alimentares do povo de nossa regiao terao grandes mudanças matando assim,nao tem animal que resista...quem sabe acrescente peixe cruo no cardapio dos Paraenses,facil e pratico!
Anônimo disse…
Até uma autorização de criatório de animais silvestres conseguir cumprir toda a burocracia, jabuti faz reunião de família com seus tataranetos....
Anônimo disse…
Eu passo pela vida e a tartaruga fica...se eu não comer vem outro e come...quero ver eles me pegam e se isso ocorrer, eu devolvo a eles numa lata de leite ninho...que nem o seu Leonel Neves!
Anônimo disse…
Tartarugas nidificavam em Maracanã, Salvação, Maria Jose, Pajussara e ai por diante....A população de quelonios foi detonada em função do comercio e satisfação do paladar dos que se acham cabocos de verdade...esses babacas seriam cabocos de verdade se ´preservassem a nossa biodiversidade. E a porra do Casarão do Imperador virou pico de comer animais ameaçados....E eu que achava que o casarão ia ser um pico legal.

Que foto Celivaldo!!! Foi no pequeno quintal da tua casa, do Anderson, do Poda ou no Casarão???
Anônimo disse…
Putz! prefiro o "homem-peixe" do impacto.
Anônimo disse…
Demais...ISSO ISSO FORA GREENPEACE A AMAZONIA É NOSSA, VAMO DETONAR TUDO!!!
Anônimo disse…
Jeso,
vc conhece a diferença entre uma tartaruga, um tracajá e um jabotí?

são 3 especies bem diferentes...

vamo ler mais!
Anônimo disse…
que coisa mais ignorante....de pessoas que sao ignorantes por natureza o mundo ta cheio...de pessoas que nao tem amor pela propria vida...
pessoas assim deveriam estar no lugar dessa tartaruga...e cade o ibama que nao pega essas coisas....
sao com essas atitudes que podemos perceber que o Brasil continua e sempre vai continuar sendo um pais ignorante e burro...
Unknown disse…
wanderson
Eu trabalho na área dos quelônios na cidade de tefé e acho um absurdo isso devido a grande exploração que esses animais em vez de serem não preservados totalmente mais com certa consciência.
e se tiver alguns conteúdos sobre estudo gostaria muito de ler!!
Unknown disse…
Nossaaa.....
To horizada com a BRUTALIDADE de vcs!!
Vou abrir a barriga da sua ESPOSA GRAVIDA do se FILHO simplesmente para a apreciar a carne HUMANA!!

SEBOSOS.... =P