Motoqueiro denuncia ONGs que defendem praias santarenas

Uma entidade santarena conhecida por Filhos da Trilha, presidida por Rodson Nogueira e que se diz defensora dos "motociclistas ambientais", acusou, na edição dessa semana de O Impacto, que ONGs, entre as quais a Paju, "estariam usando atividades ambientais como forma de acobertar outras atividades".

A matéria é uma resposta à denúncia feita aqui no blog sobre a utilização ilegal das praias santarenas por jipeiros, motoqueiros e similares.

"Muito tem-se debatido, todos os anos, com a chegada do verão, através de espaços na mídia comprada, sobre a trafegabilidade de veículos na zona de praias, em defesa da preservação do meio ambiente, integridade dos banhistas e suposto clamor de ribeirinhos das comunidades ribeirinhas”, ataca Rodson Nogueira, em correspodência enviada ao semanário.

Na carta, ele não poupa nem o Ibama local, que tira agido, ano passado, com conivência com a Paju.

[Clique aqui], para ler a matéria, assinada pelo jornalista Mauro Torres, na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Quero honestamente que este senhor Rodson Nogueira me mostre como posso frequentar as praias juntamente com automóveis sem medo de ser ou ter meu filho atropelado.

Também quero que ele me explique como pretende preservar: colocando os rodões de seu jipão em alta velocidade com buzinaço e poluição sonora sobre as praias, ou jogando garrafas de bebidas alcoólicas por toda a linda orla santarena, ou com tudo isso junto?

Estou realmente curioso.

A propósito senhor Nogueira, Paju não é ONG. E atenção senhor repórter Mauro Torres: Não se acentua a palavra "Paju".

Nogueira, informe-se melhor para poder "protestar". Torres, melhore seu português para poder escrever.

Desculpem, mas nós não "poderíamos deixarmos" (sic) de comentarmos (sic, sic e sic!!) isso.

Esse é o meu protesto contra esse "protesto".
Anônimo disse…
É complicado comentar esse tipo de notícia, ainda mais um texto dessa qualidade.

Uma carta "denúncia" muito mal escrita por "motociclistas ambientais" que exigem o direito de andar com jipes e motos pelas praias não pode ser considerada séria.

Tampouco podem ser considerados os demais comentários a respeito de ONG´s que nem sequer existem e acusações que exploram o mundo da fantasia das notícias pagas em tablóides sensacionalistas e chantagistas.

Se existisse a tal ONG, gostaria muito que a tal entidade "Filhos da Trilha" entrasse com o processo de investigação das atividades da mesma.

Por favor, processem a(o) Paju. Exponham-se ainda mais ao ridículo e vamos ver quando o processo for aberto junto ao ministério público, Ibama e Secretaria de Meio ambiente, o que as entidades dirão a respeito das imagens de abusos cometidos de dia ou de noite pelos marginais motorizados.

Quem sabe a tal Ong não tem as placas de todos os veículos de arruaceiros devidamente catalogadas?

Vamos lá! Se dizem tão "machos" e cheios de direito de destruir as praias do povo Santareno, Processem a "ONG" PAJU! Lutem contra o direito das pessoas usarem as praias com segurança e tranquilidade!

Duvido muito que isto acontecerá porque os membros dessas entidades não tem nem capacidade intelectual e muito menos coragem pra fazer nada a este respeito. Já viraram motivo de piada e risos.

Sabem que a populaçao não os apoia e insistem em querer pra sí o direito de trafegar em altas velocidades, alcoolizados, jogando lixo pelas praias e colocando em risco a vida das pessoas que vão para curtir a natureza, ouvindo somente o barulho das ondas do tapajós, dos pássars e dos risos de seus filhos, sem medo de serem atropeladas por vândalos.

Já que a entidade exige o direito de trafegar pelas praias em jipes sem cintos e em motcicletas sem os devidos equipamentos de segurança e em alta velocidade, Solicito à polícia militar que fiscalize o trânsito dos veículos nas praias. Se as praias vão virar ruas, que tenham guardas de trânsito e cumpram a lei.

Praia é lugar de pessoas, é lugar de crianças, é lugar de harmonia e descontração democrática e não lugar de quem tem dinheiro mostrar seus brinquedinhos. Praia não é TRILHA, se querem andar de moto, procurem as suas mães (as trilhas) com lama e divirtam-se, mas deixem as praias para o povo de bem.
Anônimo disse…
Putz como é que pode???
Andar de carro e ou motos na praia?? Tem que ser muito sem "cabeça"!!! Ou tem somente suficiente cabeça pra se equilibar em cima de quantro rodas, sobre duas eles nao conseguem... tem acidente toda hora!
Anônimo disse…
Mórbida Coincidência!

Exatamente neste final de semana onde a entidade "filhos da Trilha" publicou no tablóide sensacionalista as críticas à suposta "ONG" Paju que luta pela proibição do trânsito de veículos nas praias em prol da segurança dos banhistas que usam as praias, aconteceu na praia da Maria José um grave acidente envolvendo um veículo Jipe, causando ferimentos graves em seu motorista.

Coincidentemente, o motorista que continua internado, é filho do proprietário de uma importante emissora de radio e TV local.

Testemunhas afirmaram que o veículo trafegava em alta velocidade e capotou duas vezes, não causando por pouco uma grande tragédia justamente na alta classe social Santarena, que é a maior interessada e continuar com o tráfego de veículos 4x4 nas praias.

Se tivessem atropelado uma humilde família de banhistas, talvez não tivesse a mesma repercussão, mas o episódio ratifica a necessidade de se coibir este tipo de prática que só traz riscos à sociedade e a seus praticantes.

Acredito que o proprietário da emissora, tanto pela responsabilidade que tem junto aos seus filhos, como a que tem pelo seu público, poderia engajar-se na campanha CONTRA o TRÁFEGO de veículos nas praias e mostrar que a quase tragédia que aconteceu com seu filho pode servir de exemplo para que outras tragédias piores não aconteçam.

Avisos estão sendo dados, acidentes estão acontecendo e torço para que algo muito pior não aconteça.

Se as autoridades como polícia militar, secretaria de meio ambiente, câmara municipal e prefeitura não tomarem providencias urgentes para coibir os abusos desta atividade, teremos que esperar por uma grande tragédia para que finalmente o bom senso seja institucionalizado. Mas já será tarde demais.

Acreditamos que os responsáveis pela área de trânsito e meio ambiente do município devem tomar medidas drásticas para evitar o trânsito destas armas em nossas praias.

Fica também o alerta à Aeronautica pois os acessos às praias estão acontecendo justamente nas áreas de responsabilidade deste órgão. como o juá e a Maria José/arariá.

Espero nunca ter que escrever neste espaço sobre uma morte causada por estes delinquentes, mas do jeito que as coisas estão, isto não tardará, infelizmente.