Laboratório de águas: uma boa notícia




Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM), de ontem:

Aqui e acolá aparece uma boa notícia nesta terra. Pode não ser, e certamente não indica ser, resultado de um planejamento estratégico de desenvolvimento político social das autoridades públicas. Na questão de cuidado com a saúde pública, o SUS é uma boa notícia, mesmo com os defeitos e limitações dos serviços na base. O mesmo se pode dizer do serviço de hemodiálise e da UTI em Santarém. A instalação dos serviços tem sido boas notícias para a população regional.

Certamente muitas pessoas já têm sido beneficiadas com tais serviços. Agora chega outra boa notícia: a inauguração de um laboratório de análise de águas, a serviço da região Oeste do Pará. Pode-se imaginar quanta prevenção de doenças e até mortes acontecerão, com o resultado das análises bacteriológicas das águas de poços artesianos, caixas d'água, rios e igarapés. O equipamento está aí.

Segundo o secretário municipal de saúde, basta se ter os kits de análise e os técnicos estão preparados para examinar vários tipos de águas, inclusive as águas do rio Tapajós, ao redor das Docas do Pará. Ali aportam navios estrangeiros e do sul, trazendo águas de outros mares e fazendo limpezas internas. Possivelmente são lançados no rio, vários tipos de sujeira, bactéria, pequenos animais exóticos, com riscos para a fauna e flora da região, e daí para a saúde pública.

Essa presença em Santarém do laboratório de análise de águas é um avanço importante para a saúde pública e a qualidade de vida da população. Desde que exista prioridade na manutenção do serviço, por parte da administração municipal. O equipamento em si, é necessário, mas não resolve tudo.

Basta lembrar o que tem acontecido com a hemodiálise, que ficou parada por um bom tempo, por falta de um detalhe importante, a água pura exigida para o serviço, que diga-se, não poderá ser feita por este laboratório, só em Belém ou São Paulo. Também é um alerta o serviço de UTI, que tem dado muito o que falar, por falta de investimento da administração muncipal na sua manutenção.

O laboratório de análise de águas é uma bênção, esperamos que funcione bem para ser uma bênção completa para a saúde pública.

Comentários