Índia santarena recebe título de mestra. É a primeira da Amazônia

A santarena Iza Maria Roná dos Santos Pira-Tapuia (foto), 40 anos, acaba de entrar para a história da Amazônia. Ela é a primeira mulher indígena a receber o título de mestra. Iza nasceu na comunidade Ajamuri, região do Lago Grande.

Iza conseguiu o grau de mestra em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, do Equador. Sua tese, denominada Povos Indígenas do Baixo Tapajós – Rostos Contemporâneos do Brasil, recebeu a nota máxima (excelente), da banca avaliadora, presidida pelo antropólogo Alex Rivas Toledo.

Segundo Toledo, "a tese mostra uma visão comprometida com as populações indígenas da floresta tropical amazônica, isto responde a origem indígena da autora, que transforma o escrito em um notável esforço por conjugar visões antropológicas e éticas em torno dos fenômenos sociais do baixo rio Tapajós”.

Iza Tapuia atualmente coordena o setor de Educação Escolar Indígena, da Semed (Secretaria Municipal de Educação e Desportos).

Comentários

Anônimo disse…
Brava Iza! Bravo povo Pira Tapuia!

Celivaldo
Anônimo disse…
Iza querida... Nossa India Guerreira...
Parabéns!!!
Vc merece o título por sua competência, coragem, luta e compromisso com os povos amazônidas... Te admiro muito desde a época de nossas lutas acadêmicas na UFPa...
Que bom ler essa boa notícia aqui no Blog do Jeso.
Isso nos enche de alegria e coragem para nunca desistirmos de nossos sonhos e lutas, mostrando aos prenconceituosos que nossos povos amazônidas não são atrasados e preguiçosos como querem fazer crer.
Te desejo muito mais sucesso nas novas conquistas que virão como o Doutorado.