Livro (7)

Prezado Jeso,

Para mediatar um pouco mais sobre o atual momento de nossa História e para me convencer, ainda mais, que não foi o PT que inventou a roda da corrupção, levaria o Elogio da Corrupção do Geraldo Bulhões.


Neste brilhante e denso ensaio, o autor nos mostra que a corrupção é uma constante em todas as sociedades, e está associada às formas de organização e de poder adotadas. Chega, inclusive, a parafrasear Marx, quando afirma que "a corrupção é o motor da história".

Certamente, Bulhões nos faz refletir que numa sociedade que tudo mercantilizou e onde o único real valor é o dinheiro, é difícil imaginar algum limite ético, principalmente para os que partilham da idolatria do capital.

A opinião é do advogado e mestre em Direito Urbanístico Maurício Leal Dias em resposta à provocação do blog.

Comentários

Anônimo disse…
Eu já estou no segundo dia da Ilha e já li inteirinho o "Como me tornei um estúpido" de Martin Page...e agora voltei pra casa. Vi que o Jeso não me deu crédito. Não tenho profissão definida... sou turista, na definição de Z. Bauman (pronto, hoje vou pra ilha ler AMOR LÍQUIDO)....
Unknown disse…
Sorry,Maurício.
Sempre usei o termo "paráfrase" com a liberdade que voce usou hoje.
Mas fiquei táo surpreso,sou um modesto estudioso de Marx,que atá "paráfrases" sobre ele atraem minha atenção.E fui aos dicionários.
Caraca!
Desconfio que ele ficaria furioso ao ver que seu axioma " a luta de classes é o motor da história" fosse objeto de uma interpretação tão irresponsável assim.Torço para que a "paráfrase" tenha sido do Geraldo,e não de V.Sa.
Ademais,pouco importa quem começou a corrupção.Neste raciocínio, também não foi o PSDB.O PT apenas parafraseou a porcaria toda.
Lamento,Maurício,já pensei muito sobre isso.Não há consolo.
E já que voce é advogado,permita-me lembrar outro axioma,já por mim declinado aqui no blog,de autoria de José Paulo Bisol,o ex-senador e juiz aposentado:não há meio termo entre a lei e o crime.
O PT precisa de tudo,menos de paráfrases.
Marx,digo-lhe com tranquilidade, as dispensa.


Ademais,a
Alailson Muniz disse…
Dizer que luta de classes é a mesma coisa que corrupção é a defesa mais absurda que eu já vi do PT.
Marx deve ter tremido em seu túmulo.