Desafio poético

No domingo, 23, o Hino de Santarém (ler embaixo) faz aniversário - 34 anos.

Letra de Paulo Rodrigues dos Santos e música do maestro Wilson Fonseca, ele foi oficializado como nosso canto-mor em 1971.

O blog, no embalo da data, resolveu fazer um desafio a poetas e compositores da terra: que reescrevessem o hino - liberdade plena de inspiração e criação.

Todos que foram acionados toparam a parada. De hoje até domingo, serão publicadas as versões.

Mais: os leitores do blog sintam-se desafiados. Mandem a sua contribuição para meu e-mail (jesocarneiro@yahoo.com.br).

-------------------

Hino de Santarém

Letra: Paulo Rodrigues dos Santos
Música: Wilson Fonseca.

Santarém do meu coração!
Terra mimosa, de paz e de sonhos de amor.
Santarém do meu coração!
Lindo jardim, vivaz canteiro do Céu todo em flor.
Santarém, princesa da luz,
De praias alvas e campinas verdes, rio de anil,
Onde flutuam iaras mil,
Loucas, ao léu na onda azul.
Santarém, meu jardim, meu Pará, meu Brasil.

Flor das margens virentes,
Formosas, ridentes,
Do meu Tapajós azul
- Azul como o céu -
Quero cantar meu torrão, Santarém,
Terra de encantos, de amor e de luz,
Onde o Cruzeiro sem véu
Espalha a sombra da Cruz
No Céu.

Comentários

Anônimo disse…
Eu quero ver o Acari, o Patativa, o Boto, a Flor de jabuticabeira, o Tatu e o Tamuatá se manifestarem aí...rs.