Primeiro os portugueses; agora o trânsito


Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã; (Rádio Rural AM), hoje:

Quando os portugueses vieram a Santarém para conhecer e se apossar do que não era deles, se espantaram com a quantidade de gente que habitava a terra. Conta um dos relatores de viagem que a praia estava apinhada de gente, de ponta a ponta, o que deveria ser desde a Prainha até a Vera Paz.

Eles vieram, se apossaram da terra e aniquilaram todos os Tupaius em duzentos anos de invasão, inclusive, com a catequese da Igreja. Depois, Santarém foi repovoada, como até hoje, com uma nova etnia, resultado do cruzamento entre negros, índios e portugueses, mais recentemente com outras etnias migrantes.

Não só as praias, mas o que antes era mata se tornou bairros, Nova República, Liberdade, Maracanã, Diamantino e tantos outros. Todos apinhados de gente, maioria vivendo em situação sub humana. Hoje a cidade está com cerca de 200 mil habitantes.

Outra praga ameaça extinguir a gente boa que vive nestas ex-terras dos Tupaius: o trânsito. Se não for tomada urgente providência, sem exagero, dentro de algum tempo a população desta cidade será novamente dizimada.

O trânsito, do jeito em que está, não pode continuar. A superlotação de veículos, de vários tamanhos e velocidades, vão desde a carroça a cavalo, até as monstras carretas e carros-baús. Além disso, mais recentemente chegou e continua chegando uma avalanche de motocicletas de vários calibres.

As ruas continuam as mesmas, não planejadas para este trânsito e muitos motoristas não parecem habilitados.

É urgente que o Conselho Municipal de Trânsito funcione, monte uma estratégia que coloque a vida humana como objetivo principal do trânsito urbano. Esse Conselho não pode existir para defesa de interesses econômicos ou políticos de grupos.

É a vida humana que está ameaçada a cada dia em Santarém.

O progresso chegou agora, como os portugueses chegaram no século XVI - para se apossar da terra e gerar lucros, mesmo com extinção da população local.

Sem exagero, o índice de acidentes na cidade hoje é alarmante. Não se preocupa quem não quer, ou ainda não sofreu um acidente.

Comentários

Anônimo disse…
Queria fazer um comentário ao Sr. Padre:

Toda a conquista é dolorosa, ora sofre um ,ora sofre o outro.
Mas quando se chega ao resultado final e feliz dessa luta, estão
justificadas todas as dores...
Fico contente que com a conquista portuguesa, misturando raças sem racismo,
se tenha dado origem, a um povo tão belo, como são os brasileiros do qual o Sr. Padre faz parte.
Acredito que o misticismo implementado aí pelos Jesuítas, tenha contribuído
Para a escolha da sua profissão.
Faço Votos, para que a sua preocupação Santarena dê bons frutos e que não
o desvie da sua missão e dos seus votos...