Governo e comunidade discutem Çairé 2005

A CMC (Coordenadoria Municipal de Cultura) realizou hoje de manhã a segunda reunião administrativa para tratar da programação para a realização do Çairé/2005.

Presentes no encontro, Roberto Vinholte (titular da CMC), o secretário Everaldo Martins Filho (Planejamento), Frank Campos (Sub-prefeito de Alter do Chão), os presidentes dos botos Tucuxi, Fernando Martins, Cor-de-rosa, Mauro Vasconcelos, além de cinco representantes de cada agremiação.

Vários pontos foram definidos neste encontro. Ficou acertado, por exemplo, que a coordenação da festa deste ano será da CMC, da administração da Vila e do Conselho Comunitário de Alter do Chão. Quanto aos ritos religiosos, será criado um espaço próprio para garantir sua preservação, em uma área próxima ao “Lago dos Botos”.

Sobre financiamento do evento, prefeitura e comunidade trabalharão em conjunto para a captação de recursos, já que a festa deste ano está orçado em, aproximadamente, um milhão de reais.

Confirmou-se também na reunião a gravação de um CD sobre o rito religioso do Çairé, com as ladainhas e folias, com produção local. Ficou definida a criação do Museu do Çairé, em uma área próxima à Praça Sete de Setembro.

A próxima reunião será realizada em Alter do Chão na terça-feira, 31, às 20h00. Quando serão definidas as duas últimas pendências para realização do evento: a gravação dos CDs dos botos e a nomenclatura do Ç(S)airé. A festa deste ano será realizada no período de 08 a 12 de setembro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santarém

Comentários